25 de Setembro de 1957 - Convidado pelo Barça, Fla goleava Burnley na inauguração do Camp Nou há 60 anos
O convite para participar da inauguração do novo estádio do Barcelona chegou ao Flamengo no dia 24 de agosto. Os catalães ofereciam 8 mil dólares, livres de despesas. Os dirigentes do Fla se declararam dispostos a aceitar a oferta caso conseguissem uma brecha no Camp. Carioca.
No dia 24, data oficial da inauguração, a delegação rubro-negra desfilou pelo estádio carregando a bandeira brasileira, sendo ovacionada pela torcida catalã, antes da partida de abertura das comemorações.
De agasalho do Flamengo, os jogadores rubro-negros (Duca, Jadir, Pavão, Ari e Jordan, da esquerda para a direita) reencontram o antigo companheiro Evaristo (ao centro) na tarde de inauguração do Camp Nou.
Em sua crônica extensa da partida, o Mundo Deportivo, destacaria a engenhosidade do esquema de Fleitas Solich, utilizando o sistema 4-2-4, uma novidade na época (mas já incorporado desde a chegada do treinador paraguaio) e principalmente a intensa troca de posições no ataque.
O Fla venceu por 4-0 e a grande exibição levou a imprensa espanhola a não poupar elogios ao estilo técnico, veloz e objetivo dos jogadores: “O Flamengo, através de seu jogo, confirmou a opinião que temos sobre o futebol brasileiro, ou seja, que talvez seja o melhor do mundo”
You can follow @flahistoria.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: