Começou o debate dos partidos que não elegeram em 2019 na RTP1

Com:
RIR- Vitorino Silva
MAS- Renata Cambra
PCTP-MRPP- Cidália Guerreiro
JPP- Élvio Sousa
Nós, Cidadãos- Joaquim Rocha Afonso
Ergue-te- José Pinto Coelho
Aliança - Jorge Nuno de Sá
MPT- Pedro Soares Pimenta
+
ADN - Bruno Fialho
PTP- Amândio Madaleno
Volt - Tiago Matos Gomes

Para JNS da Aliança: em que se distingue das outras direitas? Inclui e não segrega como a extrema-direita, acredita num Estado social logo não são liberais, não são religiosos nem “das negociatas” são o PSD? 😅
Para CG do PCTP-MRPP, pergunta sobre eleições burguesas: CG diz que o governo caiu porque o parlamento implodiu porque precisa de novas medidas e novas alianças. Diz que a culpa é de todos, principalmente do BE/CDU. Diz que o voto no PCTP é em quem não se compromete?
Para VS do RIR: Diz que há dois campeonatos, queixando-se de um campo enquinado contra os partidos “pequenos”. diz que em Portugal não há partidos “grandes”, se houvesse não havia 50% de abstenção. Diz que o sistema não vai a votos sozinho dia 30.
E que as sondagens vão ter de pedir desculpa. E diz que a direita/esquerda mandaram o governo abaixo e o RIR é a ponte que vai unir a direita/esquerda. Okay.

Para o JPC do Ergue-te: queixa-se de não terem o mesmo protagonismo. CD diz que a IL, CH, L, estavam e conseguiram.
JPC evita responder sobre o CH. Diz que todos são do sistema e que ele é contra o sistema do 25 de Abril. E diz que a covid é uma fraude. A tentar lutar pelo voto chalupa mas tem competição.

Para o MPT: o que os difere dos outros partidos ecológicos?
Dizem que não são radicais nem apêndices. Diz que os outros são da moda da ecologia mas não se destaca falando de políticas próprias. Acusa o PAN de animalismo e de aprovar 70% das propostas do PS por ser pouco ecologista. Okay 🤷🏻‍♂️

Ao JRA do NC: quer quebrar a corrupção. Okay.
Quer uma reforma política eleitoral e constitucional. Diz que há 4 blocos da corrupção: governo, chefes das empresas oligárquicas, sociedades de advogados e deputados. A solução é… deputados sem ligação partidária. Ou seja a solução liberal se trocar políticos maus por bons 🤪
BF da ADN, ex-PDR, antigo partido do Marinho e Pinto. Recusou-se a fazer o teste e por isso está à distância. Okay, compete pelo voto chalupa. Trouxe um “elefante na sala” de peluche para simbolizar a pandemia. Que vergonha alheia. CD diz que não pediram teste só a palavra deles.
Diz que o ADN nada tem que ver com o PDR. Diz muito nada e conclui com “contra factos não há argumentos”.

Élvio Sousa, do JPP, pode ser uma surpresa no círculo da Madeira. Já elegeu na Madeira incluindo nas autárquicas. Diz que é um movimento cidadão. Objectivo é crescer.
ES fala da inflação e de um “imposto sombra” sobre as pessoas. Diz que é preciso reduzir o custo de vida, a carga fiscal e o peso da dívida do Estado… parece contraditório. A austeridade chegou ao capitólio, ficaram sem luz lol.
Eu não sei o que é pior, alguns destes partidos estarem cinicamente a tentar captar um voto negacionista da covid ou se acreditam mesmo.
Retomando a emissão: ES diz ao que vem: “cortar as gorduras do estado”, eficiência onde já ouvimos isto?

AM do PTP: dois golfinhos a proteger o povo dos tubarões… o Sócrates e o António Costa. Okay. Diz que o Costa largou o triciclo (geringonça) e seguiu num monociclo.
Diz que o 3o tubarão em crescimento mas não quer dizer o nome. Apoiar os militares, GNR, PSP. Suponho que seja o AV. Diz que têm dois candidatos de etnia cigana. Diz que punha uma condição para apoiar Costa: ter um ministro da justiça.
Renata Cambra do MAS: a geringonça não serve, está preocupada com o estado da esquerda e com a extrema-direita. Diz que a esquerda está amarrada a subvenções e ao PS. Diz que é professora precária da geração mais bem preparada. Começa a falar do PS apoiar o aeroporto do Montijo
Fala de recuperar o tempo de serviço dos professores, da falta de vagas de exame de especialidades, fala da mineração de lítio, diz que não cria emprego, destrói emprego local e vão trazer trabalhadores de fora. Diz que vai contaminar o Zêzere e depois Tejo.
Primeira pessoa a falar de medidas concretas e diz que se fala de coisas anacrónicas como a prisão perpétua e não da educação pública ou do lítio.

TMG diz que o Volt já elegeu (noutros países) e em Coimbra. Diz que o Volt é federalista. “Não podemos pensar em soberania”
Basicamente handwaving de Portugal perder soberania numa europa federalista, é bom e tal. Diz que sem a Europa seríamos uma Albânia, ou seja cheios de bunkers e rebentando quotas produtivas todos os anos???? Parece-me bom.
JNS do Aliança fala da precariedade dos vínculos dos enfermeiros no SNS. Crítica justa mas CD pressiona com o saldo positivo e JNS concorda que afinal o saldo é positivo mas não chega. JNS diz que querem gastar mais e cobrar menos impostos. Okay
“O dinheiro público não existe, existe o dinheiro dos pagadores de impostos”. Há mais fontes, mas esta distinção é tão irrelevante não percebo o boner da direita por ela.

CG do PCTP-MRPP diz que não sabe se o número de mortos covid é fidedigno 🤡.
Diz que houve falta de organização e contact tracing e confinamentos a mais. Acho que posso já dizer que o PCTP-MRPP perdeu o swag. Não falam do capital, dos traidores, do euro, de social-fascismo. Laaaame
VS do RIR volta a falar da máquina de RessonânciA Magnética que conseguiu (ou vai conseguir) de que já tinha falado nas presidenciais. Fala dos bancos mas CD interrompe, VS diz que se devem apoiar as pessoas que deram o corpo às balas na pandemia.
JPC do ex-PNR faz plug ao youtube e de ter sido censurado pelo youtube lol. Fala dos especialistas do sistema, da propaganda, we get it, queres o voto chalupa. Vai ser um deputado sem máscara 🤡. Diz que é um direito da nossa CRP, CD aponta que ele é contra a CRP.
JPC diz “nós não somos tontinhos” e fala do great reset. Epá, o facebook e o youtube puseram muitas minhoquinhas na cabeça deste pessoal. Ele no fundo só queria ser influencer e está triste por não ser.
PSP do MPT diz que não quer saber se o tratamento é no público ou no privado, o estado que pague. Adivinhem se é de esquerda ou de direita.

Diz que o JPC do Ergue-te não tem respeito pelos 19 mil mortos pela covid.
VS quer falar das pessoas que o SNS salvou.
Giro como isto é, com algumas excepções, ouvir comentadores amadores wannabe. Todas estas pessoas, pretensos políticos, estão só a comentar o que viram na tv, como todos nós. Somos todos meros espectadores e comentadores. Quando perdemos a ideia de política como… fazer coisas?
Candidato do NC a fazer namedrop do Gouveia e Melo e o do MPT também. Muito perigoso este fascínio por fardados (sidonismo e tal).

JA do NC quer criar auditoras (independentes) para auditar as públicas para evitar o desperdício. Okay.
O BF do ADN (porque tem medo que as vacinas lhe mudem o ADN? Não sei) diz que ele está covidpilado e acordou para a vida e diz que um caso num tribunal diz que só morreram 152 pessoas por covid e não 19k. Quando confrontado diz que não vai discutir.
Diz que os testes PCR não se sabe se são fiáveis, faz uma piada sobre usarem testes para evitar jantar com a sogra. Diz que a DGS não tem provas que o PCR funcione. Sounds fake bro. Insinua que o governo paga a todos para propagar a mesma narrativa. Clownery.
ES do JPP diz que a saúde é a causa mais importante. Comparado com o chalupa anterior parece um senador a falar da pandemia. Diz que não tem muralha ideológica com contratação do privado na saúde desde que auditado. Pois, normalmente pessoas de direita não têm.
Diz que na Madeira não se partilham os dados da saúde como no Continente. Sugere que se pode fechar a entrada à Madeira para controlar a pandemia.
AM do PTP fala de um caso de alguém morto num estabelecimento prisional ignorado pelo ministério da justiça.
Fala que o racismo deve ser crime. Fala do RSI que deve ser reforçado e diz que nos Açores acabou o RSI (não acabou querem reduzir).

Diz que ser público ou privado não interessa, interessa são os meios em falta e que o governo aproveitou-se da pandemia para não falar de mais.
JCP sente-se tocado pela lei contra o racismo e pergunta se iria para a cadeia e começa a dizer que é contra o multiculturalismo e o marxismo cultural.
A RC do MAS diz que falta investimento na saúde e esse dinheiro vai-se buscar à evasão fiscal. Diz que a prioridade é que não haja um governo de direita/extrema-direita e diz que exigiria linhas vermelhas ao PS: não ter aeroporto montijo, combater offshores e fuga ao fisco.
Sobre a gestão da pandemia diz que foi confusa, o que salvou foi a população portuguesa. As críticas: doentes não covid por atender, as vacinas e testes não deviam ser dos privados (lucros privados, custos públicos) e a crise de saúde mental sem resposta no SNS.
RC do MAS que o estado de emergência foi usado para atacar o direito à greve.

Voltando a TMG do Volt. Diz que não se revê no negacionismo de outros partidos e bem. Fala do programa do Volt, propostas de saúde mental, tornar obrigatório mas empresas o rastreio da saúde mental.
Esta ideia de que a Europa açambarcar vacinas é um caso de sucesso nem é europeísta, é eurocêntrica. O TGM diz que não tem preconceitos ideológicos na saúde ou seja, também quer privados a “contribuir”. Esquerda ou direita? 🤷🏻‍♂️
JNS do Aliança diz que é igualmente mau usar a etnia como bandeira seja para atacar ou defender essas pessoas 🤡. Diz que são todos portugueses (o facho diz que não).

Fala da saúde mental como um problema grande mas o aumento do custo de vida/inflação também.
Solução: aumentar o subsídio de alimentação dos funcionários públicos. Porque não o salário? Para moralizar, só podem gastar em comida (e videojogos no Continente no Natal 😎).

Fala dos custos do mundo rural e ataca o PAN por ser dos periquitos e querer atacar o mundo rural.
VS do RIR diz que o PRR não pode servir para regar apenas as árvores perto do rio. Os milhões servem para alimentar os tubarões e os peixinhos ficam sem nada. Diz que todos devem ter internet (baseado). É um Alberto Caeiro se fosse político.
JRA do NC diz que o país durante 4 séculos foi líder em tecnologia marítima (para transportar o quê? 🤡) e fala das docas de Goa e do Estado Novo. What. Quer diversificar a produção em Portugal. Diz que falta um hospital para o Oeste.
CG do PCTP-MRPP. Aproveita o para comentar (tantos que são comentadores amadores) que o PRR serve para encher bolsos de uh, fiscalizadores do PRR. Diz que Portugal faz parte de um imperialismo que nos quer impor regras. Finalmente!
Devia ser gasto na saúde que deve ser gratuita e universal e pública e não deve servir para financiar privados. Pronto. Haja alguém.

MPT diz que MPMEs precisam de mais apoios que estão em crise e é preciso investir em energias renováveis e coesão territorial e proteger a costa.
Pergunta final: qual a primeira iniciativa que fariam na AR?

JNS da Aliança: descongelar a carreira dos enfermeiros, depois valorizar outras classes profissionais como professores e políticos, aumentar a pensão mínima.
CG do PCTP-MRPP: recuperar a soberania (sair da UE e euro suponho) e revogar o código de trabalho fascista da troika e 35 horas, reforma aos 60, fim do trabalho precário.
VS do RIR: reduzir 10% no IVA da restauração, 10% nos combustíveis e 10% nas portagens. CD confronta com o RIR dizer que quer reduzir emissões. VS diz que sim, mas enquanto houver gasóleo é precisa para a economia… o ambientalismo vai-se rápido 😅. Quer fazer pontes e não muros.
You can follow @SexoGratweeto.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: