🧵“Transhumanismo, a nova religião!? Conceitos filosóficos e bases científicas para a revolução industrial biogenética digital transcendental.” ⤵️
O astrofísico Stephen Hawkins disse em uma entrevista que "o desenvolvimento da inteligência artificial autônoma pode significar o fim da humanidade".
Elimine doenças, sofrimento, deficiência, pobreza; aumentar nosso desempenho físico e intelectual; conquistar a velhice e a morte; essas são as aspirações do transumanismo.
Em suma, o transumanismo é um movimento filosófico que promove a visão de que a espécie humana deve assumir o controle de sua própria evolução por meio de tecnologias de aprimoramento humano, como implantes cerebrais e nanotecnologia que reverte o envelhecimento.
Isso permitirá que a humanidade transcenda suas limitações físicas e mentais. O próprio termo foi cunhado pela primeira vez em 1957 por Julian Huxley; o irmão de Aldous Huxley, o famoso autor do romance distópico 'Admirável Mundo Novo'. https://www.britannica.com/topic/transhumanism
Como o fundador do WEF, Klaus Schwab, explica, a Quarta Revolução Industrial “Levará a uma fusão de nossas identidades física, digital e biológica.”
Ele considera especificamente as tecnologias que mudarão o que significa ser humano, porque se integrarão ao corpo e à mente humanos para superar ('transcender') suas limitações.
Soa familiar? Como o próprio Schwab admite, essas novas tecnologias também podem “invadir o espaço até então privado de nossas mentes, lendo nossos pensamentos e influenciando nosso comportamento”.
Agora, de acordo com alguns, o transumanismo não é apenas uma nova filosofia, mas uma nova religião que será a visão de mundo dominante da humanidade daqui para frente.
Por exemplo, a maioria das religiões promete o objetivo da imortalidade, seja nesta vida ou após a morte. Algumas tradições (como o Cristianismo e o Islã) visam claramente a imortalidade após a morte (ressurreição ou céu).
Outras tradições (como algumas formas de Daoísmo) têm como objetivo a imortalidade nesta vida; geralmente por meio de poções alquímicas ou auto-cultivo, como ioga e meditação.
Transhumanismo também visa a imortalidade, mas por meio da tecnologia ao invés de ajuda sobrenatural ou transformação espiritual.
As tecnologias que serão usadas para isso incluem nanorrobôs, engenharia genética e conversão de nossa atividade cerebral em uma forma digital e, em seguida, carregá-la em um supercomputador que durará para sempre (se possível).
Em segundo lugar, a maioria das religiões busca um estado de felicidade permanente, seja nesta vida ( nirvana no budismo) ou após a morte (paraíso no cristianismo ou islamismo).
Os transumanistas acham que isso pode ser conseguido com a criação de 'drogas da felicidade' e interfaces de chip cerebral que manipulam os centros de prazer do cérebro. https://twitter.com/slan19467036/status/1387258428951646210
Em terceiro lugar, a maioria das religiões aspira que os seres humanos atinjam um estado de divindade. O ideal transhumanista é, da mesma forma, que os humanos se tornem criadores semelhantes a deuses que podem manipular o mundo material à vontade...
...por meio de impressão 3D e nano-robôs de montagem de átomos, e até mesmo para criar novas formas de vida (por meio da biologia sintética).
Tudo isso mostra que o transumanismo é baseado na suposição de que o sofrimento (como envelhecimento, doença e morte) é um problema técnico ao invés de metafísico, e pode, portanto, ser resolvido com mais e melhores tecnologias.
Muitos cientistas, grandes laboratórios de pesquisa e empresas muito poderosas como Google, NASA, MIT, ARPANET estão trabalhando em tecnologias de ponta para que um dia os humanos se fundam com as máquinas...
... e se tornem humanos perfeitos, aumentados de próteses, implantes e quase invencíveis, dotados de melhor as percepções, as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas aumentaram dez vezes, livrar-se de doenças, deficiências, velhice.
Para atingir esse objetivo, quatro tecnologias principais se cruzam e estão no cerne da pesquisa realizada pelo transumanismo: NBICs.
- [N] para nanotecnologias que permitem fabricar e manipular materiais e dispositivos na escala de um bilionésimo de metro. Nano-robôs microscópicos podem, portanto, andar ao redor de nosso corpo para verificar se tudo está bem e para reparar quaisquer falhas;
- [B] para biotecnologia, onde a pesquisa se concentra em células-tronco e medicina regenerativa que supostamente fazem tecidos vivos, genética e o poder de reescrever o genoma;
- [I] para computação, que pode processar quantidades fenomenais de dados, bem como inteligência artificial que visa reproduzir o funcionamento do cérebro humano em software ou um robô;
- [C] para as ciências cognitivas que estão interessadas nos mecanismos de pensamento, percepção, linguagem, memória, inteligência, seja em humanos, animais ou máquinas.
A biomecânica e a robótica desempenham um papel essencial na hibridização entre o homem e a máquina; enxertar um braço biônico controlado por pensamento em uma pessoa.
Eles já deram grandes saltos no campo da saúde, em particular graças aos implantes cocleares que restauram a audição dos surdos, uma bússola integrada, transplantes de membros biônicos e terapias genéticas que permitirão livrar-se de doenças, como o câncer, por exemplo.
No campo da saúde, as apostas são imensas, para eliminar doenças ou para dar à luz filhos à la carte. Os laboratórios já podem sequenciar o DNA de indivíduos talentosos com QIs muito altos para produzir embriões saudáveis. https://twitter.com/slan19467036/status/1387258490528403456
O uso da fertilização in vitro para implantar um embrião selecionado através do O uso do CRISPR-Cas9 também poderia nos levar à reprodução, onde fabricaríamos seres modificados.
No momento, essas técnicas são utilizadas principalmente na área médica: já existem implantes cerebrais capazes de controlar ferramentas técnicas, como cadeiras de rodas, exoesqueletos.
Mas se a fusão do homem com a tecnologia permite melhorar as capacidades, também significa que se está exposto a erros (específicos do homem) e a bugs (específicos das máquinas).
Neste futuro, os dados (processamento de informações) substituiriam Deus ou a natureza humana como a fonte final de significado e autoridade no universo.
Uma IA superinteligente de auto aperfeiçoamento (também conhecido como "a singularidade") nos conheceria melhor do que nós mesmos e, portanto...
.... funcionaria como uma espécie de oráculo onisciente ou soberano ao qual fazemos humildes ofertas em troca de soluções para todos nossos problemas.
Abaixo uma lista de artigos e estudos que estão sendo usados como "base científica" para a implementação de "novos recursos" que vão mudar os seres humanos: corpos, mentes e comportamentos:
- Criando novos órgãos e aprimorando a funcionalidade humana:
1 - Técnicas de aprendizado de máquina para simular o enovelamento de proteínas e contribuir para o design de medicamentos: https://www.nature.com/articles/d41586-019-01357-6
3 - O aprendizado de máquina pode prever o resultado de testes clínicos: https://www.clinicaltrialsarena.com/news/mit-researchers-apply-ai-techniques/
- Alterando o ambiente natural em escala; https://www.caister.com/hsp/abstracts/climate/12.html
Acho que ficou claro que as visões transhumanistas subjacentes repousam em valores e suposições fundamentais sobre a realidade, e que estes não são necessariamente evidentes.
A ideia central é de que devemos sempre transcender nossas limitações humanas (também conhecido como 'extropianismo'), ou de que os seres humanos nada mais são do que uma coleção de algoritmos bioquímicos para sobrevivência e procriação.
You can follow @slan19467036.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: