Inacreditável - mas não surpreendente - que o #PL510Não tenha sido pautado para votação no Senado. Diz muito sobre cortinas de fumaça na era Bolsonaro. É ele a cortina de fumaça para a passagem da boiada - não o contrário. Esse projeto premia a destruição da floresta, nada menos.
Esse governo sórdido vai passar, mas os efeitos de uma eventual aprovação desse PL ficarão e tornarão a defesa da Amazônia muito mais difícil, remunerando aqueles que a saquearam e transformando a especulação grileira em fato consumado.
É difícil falar de grilagem em termos didáticos. Esse crime costuma ficar subordinado, na cobertura sobre a destruição da floresta, ao desmatamento, à exploração madeireira, ao gado. Mas é preciso inverter a chave.
Esse caos é projeto, não acaso, quando se trata de grilagem. Quanto maior o imbróglio, mais chances grileiros têm de reaver o investimento de invadir, matar, desmatar, especular. Mas sem a certeza de favorecimento no Legislativo, como agora, com o #PL510Não, ela não prospera.
Se há, hoje, algo a fazer contra a destruição da Amazônia é se informar sobre grilagem, pressionar os congressistas a dizer não, apoiar as organizações que abordam o assunto. @brenda_brito @Imazon @unatalie @socioambiental @reporterb #PL510Não @o_eco @fiscaldoibama
You can follow @maumfilho.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: