Começou a
#CPIdaPandemia no
@SenadoFederal para investigar a gestão do governo contra a Covid-19. O contador do Aos Fatos de declarações de
@jairbolsonaro mostra que ele deu ao menos 102 declarações falsas para se eximir de responsabilidade no combate à doença.

Siga o fio:

A principal alegação enganosa do presidente, repetida 89 vezes, é que o
@STF_oficial o teria impedido de tomar medidas contra a Covid-19, o que é FALSO
https://www.aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/#/declaracao/it-segundodecisao-20210310

O que a corte decidiu é que prefeitos e governadores têm legitimidade para tomar medidas locais de restrição e que não cabe ao Poder Executivo Federal derrubar essas iniciativas.

Para se esquivar da responsabilidade sobre os atrasos na vacinação, Bolsonaro disse 11 vezes que não negociou mais vacinas no ano passado porque dependia de aprovação da
@anvisa_oficial, o que é CONTRADITÓRIO.
https://www.aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/#/declaracao/it-agoraporque-20210415

Isso porque o governo negociou quatro vacinas quando elas ainda não haviam sido aprovadas pela agência: a Oxford/AstraZeneca, em agosto de 2020, e a Covaxin, a Janssen e a Sputnik no começo deste ano.

Durante a crise de oxigênio em Manaus, Bolsonaro também tentou isentar o governo de responsabilidade sobre a aquisição ou o transporte do insumo. Essa não seria, de acordo com ele, atribuição do
@minsaude, o que é FALSO.
https://www.aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/#/declaracao/it-naoecompetenc-20210130

Tanto a Constituição como a lei que regulamenta o SUS determinam que é competência da União, dos estados e municípios cuidar da saúde e garantir acesso universal e igualitário a ela.

Bolsonaro já se eximiu de responsabilidade até mesmo sobre a ineficácia do “tratamento precoce”, terapia que usa remédios sem comprovação científica para a Covid-19. Segundo o presidente, pode ser que no futuro se comprove que era apenas um placebo.
https://www.aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/#/declaracao/it-eeuseriaomis-20210204

A declaração é CONTRADITÓRIA, já que o próprio Bolsonaro sustentou, ao menos 58 vezes, que drogas como a cloroquina e a ivermectina seriam capazes de tratar a Covid.
https://www.aosfatos.org/noticias/por-que-nao-se-pode-dizer-que-tratamento-precoce-contra-covid-19-funciona/