Em 11 de Janeiro de 1922, o adolescente Leonard Thompson se tornou o primeiro paciente do mundo a receber insulina. Como estava em estado crítico, o bioquímico James Collip decidiu purificar mais o extrato pancreático e deu-lhe uma segunda dose, da qual o efeito foi excelente.
Depois desse episódio, a insulina foi sendo aprimorada e aprimorada ao longo da história e se tornou um marco na história da saúde e medicina.
O motivo da qual houve uma segunda dose e teve que ter uma purificação do extrato, foi que o paciente teve uma reação alérgica na primeira dose. Foi com o Farmacêutico Eli Lilly que a insulina foi purificada e teve diversos aprimoramentos.
Foi com essa grande descoberta que os responsáveis ganharam o Premio Nobel em Fisiologia de 1923, mas teve uma briga por conta do prêmio. Um dos responsáveis pela descoberta da insulina que foi Charles Best não foi citado no prêmio, então Frederick Banting dividiu o prêmio.
Quem tinha recebido o prêmio, além de, Frederick Banting, foi o outro médico chamado John Macleod que dividiu com outro profissional pela descoberta James Collip. :)
A insulina foi tão importante, que em 1958, Frederick Sanger recebeu o prêmio Nobel de Química por descobrir a sequência exata de aminoácidos na molécula de insulina. Posteriormente, a bioquímica Dorothy Crowfoot ganhou o Nobel de Química descobrindo a estrutura completa. :)