Vacinas normalmente demoram uns 15 anos para serem desenvolvidas. Oxford criou a vacina para COVID19 em 10 meses. Como conseguiram? É segura? Segue o fio..
A beleza desse sistema (chamado ChAdOx1) é que ele permitiria o desenvolvimento rápido de vacinas para diferentes doenças, apenas trocando-se a proteína do agente infeccioso. Estudos prévios já haviam mostrado tolerabilidade e segurança no uso desse vetor. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01829490?term=chadox1&draw=2&rank=2
Ao longo dos anos essa plataforma ChAdOx1 (Chimpanzee Adenoviral Oxford 1) foi utilizada no desenvolvimento de diversas vacinas (Ebola, Zika, Chickungunya, HPV, Hepatite B, Tuberculose, HIV), portanto há grande experiência e confiança em sua segurança. https://clinicaltrials.gov/ct2/results?cond=&term=chadox1&cntry=&state=&city=&dist=
O surgimento em 2012 da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a segunda doença grave em humanos causada por coronavírus, assustou o mundo. Alguma semelhança? https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-respiratoria-do-oriente-medio-mers/
Felizmente o mundo conseguiu controlar a MERS e ela não se tornou uma pandemia, mas mesmo assim cerca de 800 pessoas morreram, e casos foram identificados em 27 países diferentes.
Pouco tempo depois, em 2014, a África teve o pior surto de Ebola da história, com mais de 11 mil mortos. Um vírus conhecido e negligenciado por muitas décadas voltou a assustar o mundo.
E um ano depois… Zika!
Ficou claro que a humanidade escapou raspando de várias epidemias que poderiam ter sido muito mais graves e disseminadas. E que nossa capacidade de resposta era lenta, fragmentada e ineficiente. Eram necessários novos métodos e preparação prévia para a próxima pandemia.
Mas o trabalho laboratorial realizado por cientistas é apenas uma parte de todo o processo de desenvolvimento de uma vacina. Grande parte do tempo é gasta com burocracias intermináveis: escrever projetos de pesquisa, conseguir financiamento, passar por agências regulatórias ….
A preparação da OMS e do grupo de Oxford para a “Doença X” incluia antecipar quais seriam esses passos burocráticos lentos e de certa forma deixar tudo engatilhado… Mas o mais importante era: como conseguir dinheiro (MUITO dinheiro) rapidamente.
Nesse tempo, o grupo de Oxford estava trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para MERS, usando a plataforma “plug and play” ChAdOx1. Mas sem uma emergência mundial, as pesquisas caminhavam no ritmo habitual.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0264410X17306564?via%3Dihub
Com dinheiro praticamente infinito, puderam também correr riscos financeiros previamente considerados inviáveis. Enquanto em outras épocas as fases de pesquisa clínica seriam feitas sequencialmente (e separadas por meses ou anos entre elas), ….
… dessa vez as fases foram combinadas ou realizadas em rápida sucessão. As agências regulatórias já acompanhavam o processo no decorrer do estudo, e estavam prontas para permitir o início da próxima fase ao momento que a anterior terminasse.
Dessa forma o grande desperdício de tempo entre as fases foi eliminado, sem prejuízo algum aos participantes do estudo ou aos resultados. Os exatos mesmos critérios de qualidade e segurança de outras vacinas foram implementados no processo de desenvolvimento da vacina COVID19.
Foram centenas de milhões de libras investidos na produção de dezenas de milhões de doses da vacina, mesmo antes dos estudos mostrarem quaisquer resultados. Lembrando que vacinas promissoras frequentemente falham em testes clínicos …
…era grande o risco de que milhões e milhões de doses seriam produzidas a enorme custo, apenas para serem descartadas caso os testes clínicos falhassem. Seria uma catástrofe imensa.. Felizmente isso não aconteceu.
O mundo criou vacinas efetivas e seguras em tempo recorde graças ao trabalho de cientistas, agências financiadoras, governos e da Organização Mundial da Saúde. O desenvolvimento extremamente rápido só foi possível com MUITO💰💰💰, um enorme esforço coordenado e um pouco de sorte.
You can follow @parolin_ricardo.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: