Codependência emocional: quando o outro passa a ser mais importante que você mesmo
A thread
http://joaquimleaesdecastro.com.br/2020/10/23/codependencia-emocional-quando-o-outro-passa-a-ser-mais-importante-que-voce-mesmo/
A thread

A codependência é um transtorno que se caracteriza por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação ao outro, não só se resumindo a relacionamentos amorosos, mas também a própria família.
O vínculo estabelecido não é saudável e, por essa razão, acaba sendo fonte de sofrimento para ambos os lados, já que a relação não é leve e nenhuma das partes se sente "livre".
O codependente emocional pode ser aquela mãe que faz de tudo para o filho não sair de casa; o marido que não deixa a mulher trabalhar e ter a sua independência; o cônjuge que exige dedicação exclusiva a ele; a pessoa que sofre um relacionamento abusivo e não deixa o outro ir…
…embora etc. Entre os sintomas mais comuns da pessoa codependente emocional estão:
- Autoestima baixa: a pessoa não consegue se colocar em primeiro lugar e, portanto, o outro é sempre mais importante que ela mesma;
- Negação: Nega a realidade para não ter que encará-la de frente, por mais óbvia que seja. Faz pouco caso de situações muito graves;
- Negação: Nega a realidade para não ter que encará-la de frente, por mais óbvia que seja. Faz pouco caso de situações muito graves;
- Obsessão pelo problema do outro: Por colocar o outro acima de si mesmo, os problemas do outro são sempre mais importantes que os próprios;
- Medo da perda: o núcleo do codependente emocional, ele se dedica exageradamente ao outro justamente pelo medo de perder.
- Medo da perda: o núcleo do codependente emocional, ele se dedica exageradamente ao outro justamente pelo medo de perder.
Esse tipo de relação não é saudável e um terapeuta vai ajudar a pessoa a olhar mais para si mesma e iniciar um processo de mudança.
O paciente deve descobrir seus próprios valores, além de priorizar a si mesmo em relação aos outros, por maior o vínculo emocional e o amor que haja com a outra pessoa (como um filho, por exemplo).
Para viver uma vida mais leve e feliz, é necessário que a pessoa tenha sua própria identidade e tenha um espaço para ela mesma.
A psicoterapia é fundamental para que a pessoa tenha mais qualidade de vida e tenha um relacionamento saudável com ela mesma. Tendo com si mesma, ela vai melhorar sua relação com os outros também.
Com informações de Psicologia Viva ( https://blog.psicologiaviva.com.br/codependencia-emocional/#:~:text=A%20codepend%C3%AAncia%20%C3%A9%20um%20transtorno,vida%20e%20de%20seus%20sonhos.) e Psicólogo e Terapia ( https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/como-alterar-seus-comportamentos-codependentes/)
This thread can be read here: http://joaquimleaesdecastro.com.br/2020/10/23/codependencia-emocional-quando-o-outro-passa-a-ser-mais-importante-que-voce-mesmo/