O controle nas relações humanas se dá quando uma pessoa interfere no livre-arbítrio do outro e quer que sua vontade seja suprida, interferindo em assuntos que não lhe competem e deixando a relação disfuncional. Entre as características mais comuns das pessoas que controlam estão:
- Invasão de privacidade: o controlador, na maioria dos casos, não tem confiança em si e muito menos no outro, por isso procura invadir a vida de quem ele quer controlar. Lê e-mails, faz perguntas íntimas, vigia o celular e faz de tudo para monitorar;
- Falta de limites: invade também áreas que não lhe competem, como querer que a pessoa faça determinada coisa, opina no trabalho, relações familiares ou de amizade, e "invade territórios" que não o pertence;
- Sentimento de onipotência: quando algo sai de seu controle, não entende porque os outros não percebem que ele está "sempre certo".
- Medo do novo: o controle exige rotina e constância, gerando medo sobre qualquer coisa diferente que aconteça. Nem tudo na vida sai como planejado, e isso é um problema para quem é controlador.
- Sobrecarregamento: tanto a pessoa que controla quanto quem é controlado fica muito sobrecarregado. É exaustivo para ambos os lados.
Lidar com essas pessoas não é uma tarefa fácil, e um psicólogo é imprescindível para ambos os lados: tanto aquele que controla, mostrando que é um comportamento tóxico, quanto quem está sofrendo deste abuso, pois ele fará com que a pessoa saiba colocar mais limites e não se…
…permitir a passar por isso. No entanto, se você está sofrendo com alguém que interfere em seu livre-arbítrio, você pode tomar algumas atitudes que vão te auxiliar a ter uma relação mais saudável.
- Dê limites para si mesmo, mais do que para o outro: não se permitir a passar por certas situações em nome "de um amor" é um passo importante. Se amar primeiro e saber o que você permite ou não permite que façam com você é fundamental para que a relação seja mais saudável.
- Converse: demonstre que você não está feliz com tanto controle e procure conversar, com calma, que isso não te faz bem.
You can follow @PsiJoaquim.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: