O assassinato do jovem ator de Chiquititas:
Nascido em 9 de julho de 1996, Rafael Henrique Miguel iniciou sua carreira de ator ainda pequeno em comerciais para a TV, no ano de 2006 ele fez sua estreia em uma minissérie. No entanto, foi no remake da novela Chiquititas em 2013, que ele fez o seu papel de maior destaque.
Por dois anos ele interpretou o personagem Paçoca, um dos antagonistas da nova versão da novela infantil, exibida no SBT. Tudo caminhava normalmente e Rafael sonhava com uma possível carreira no cinema, até que uma tragédia deu fim a esses sonhos.
Rafael namorava a jovem Isabela, o relacionamento dos dois não era aceito pelo pai de Isabela, então eles se mantinham distantes, pois o pai mantinha uma vigilância constante. No dia 9 de junho de 2019, o casal se encontrou em uma praça.
Em dado momento, ele e seus pais, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel, decidiram levar Isabela até sua casa. Chegando no local, o pai dela, Paulo Cupertino, ficou extremamente furioso ao ver a filha com Rafael e ordenou que ela entrasse na casa.
Rafael ainda tenta dialogar com Paulo, que responde sacando uma arma e atirando contra ele e seus pais. Ao ver a cena, Miriam tenta defender o filho, se jogando em cima dele, enquanto isso João também foi alvejado. Ao todo, Paulo disparou 13 vezes antes de fugir.
Ao ouvirem os disparos e gritos, os vizinhos correram para o local e a polícia foi chamada. A família não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo mesmo antes da chegada do resgate. O crime foi registrado e se iniciaram as buscas e investigações.
Dois dias depois do ocorrido, um vídeo da câmera de segurança da rua foi divulgado, nele era possível ver o momento em que o carro dos pais de Rafael chega na casa e o momento em que João é atingido pelos tiros e cai no asfalto, também é possível ver a chegada da polícia.
Segundo as investigações, o crime foi motivado pelo ciúme excessivo que Paulo sentia de Isabela. Ainda no dia 11, ela concedeu uma entrevista onde falava sobre o pai dizendo: “Meu pai tem um ciúme possessivo, doentio, não só comigo, mas também com a minha mãe”.
Isabela afirmou que era possível que o crime tivesse sido planejado. “O máximo que pensei que fosse possível era meu pai agredir ele, de alguma forma, mas algo que fosse possível apartar. Já tinha planejado isso, com toda certeza”, disse em entrevista.
A jovem chegou a publicar em seu instagram a seguinte frase: “Estou bem, dentro do possível”, entretanto ela foi duramente atacada por internautas que diziam que ela poderia ter “evitado o crime”, para evitar mais problemas ela preferiu privar as suas contas.
Vanessa, mãe de Isabela, que estava na casa no dia dos fatos, contou em entrevista que ouviu quando tudo aconteceu. Ela também afirmou que sofreu nas mãos de Paulo por 21 anos chegando ao ponto de ter a costela e o nariz quebrado.
Vanessa contou que Paulo sempre foi uma pessoa má, mas que não imaginava que ele seria capaz de matar alguém. Em seguida ela também rebateu a declaração feita por Joel Cupertino, irmão de Paulo, onde ele dizia que a família “morreu tarde demais”.
Em uma declaração polêmica, na tentativa de “amenizar” o crime, Joel afirmou que os três faziam parte de uma rede de pedofilia e que ele teria “cortado a cabeça e entregado de presente. ”. Ela lamentou a fala e disse que eles eram boas pessoas.
Uma das revelações feitas por Vanessa, foi a de que Paulo, ao descobrir sobre o namoro da filha, ameaçou as duas dizendo “Eu deveria ter metido bala em você e na sua mãe no dia que você nasceu”. Essa declaração foi usada como prova do comportamento abusivo de Paulo.
O advogado de Isabela entrou com uma medida protetiva contra seu pai e seu tio. Cerca de um ano após os fatos, no dia 17 de junho de 2020, uma conversa vazada mostrava que Paulo estava recebendo ajuda de dois amigos.
Esses amigos eram Eduardo José Machado e Wanderlei Antunes, desde o dia do crime, ambos deram transporte e comida para Paulo. Os três eram amigos desde os 15 anos e a perícia conseguiu um comprovante do depósito de R$ 5.000 da conta de um dos amigos.
O valor foi depositado por Eduardo na conta de Wanderlei. Mais tarde, em agosto de 2020, Wanderlei afirmou que escondeu Paulo em um hotel e o ajudou a comprar passagens de ônibus. O dinheiro depositado por Eduardo foi usado para a fuga de Paulo.
A polícia suspeita que Paulo tenha fugido de ônibus usando documentos falsos e que tenha atravessado a fronteira do Paraguai. Recentemente ele entrou na lista de criminosos mais procurados pela polícia, pelo crime de triplo homicídio duplamente qualificado.
Seus amigos deverão responder pelo crime de favorecimento pessoal, por auxiliar Paulo na fuga. Além desse crime, ele já havia sido indiciado por 9 outros delitos como furtos, roubo, associação criminosa, assalto a banco, tendo cumprido pena por esse último de 1993 a 1994.
A morte de Rafael e de seus pais foi lamentada por amigos, colegas de elenco e famosos. Nas redes sociais, os fãs discutiam sobre o que levaria uma pessoa ao ponto de matar um jovem e seus pais, simplesmente por não concordar com o namoro dele com sua filha.
A família foi velada e enterrada no dia 10 de junho. Um ano após o crime, a irmã de Rafael, Camilla, postou um vídeo em homenagem ao irmão e aos pais onde dizia estar “tentando entrar nos eixos”. Isabela afirmou que se sente emocionalmente cansada. Paulo continua foragido.
You can follow @CrimesReais.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: