Acho que é compreensível que tenhamos que olhar com distanciamento e humor para a brutalidade revolucionária para que consigamos racioná-la. Compreendo porque é se goze e que se diga que os senhorios chineses tiveram o que mereceram (embora seja óbvio que a esmagadora maioria
desses senhorios eram apenas senhorios por circunstâncias fora do seu controlo (i.e heranças); e seja como for a instituição do latifúndio, e não a existência individual de latifundiários que pressupõe, é que é imoral), por exemplo, entendo a sua razão histórica e não questiono
que a violência exercida pela classe dominante durante séculos, através da fome e exploração, supere a violação exercida pela classe dominada durante uns poucos anos.
Ainda assim, acho que há algo de profundamente errado em tornar num meme, repetido por quem não conhece a
Ainda assim, acho que há algo de profundamente errado em tornar num meme, repetido por quem não conhece a
história e que se quer integrar em comunidades online, a violência exercida contra anarquistas, que tiveram um papel tão importante na luta operária durante um determinado período histórico e que lutaram pela liberdade e igualdade de todas as pessoas até às últimas consequências.
Negar a humanidade de quem realmente lutou pela emancipação humana e torná-los num outro sobre o qual se diz que deve ser destruído é de demasiado mau gosto para qualquer pessoa que se diz de esquerda. Mesmo para os padrões (que gosto que sejam) baixos da Internet.