1. Amigos, quando leio uma asneira populista destas me dá medo. Significa que o cidadão não conhece lhufas do que é exportação, contrato de câmbio, balança comercial e mercado consumidor interno. Aliás, não conhece contratos. Parte de uma premissa errada, que riqueza é estoque.
2. Mas riqueza NÃO é estoque, riqueza é FLUXO. Para começar, um contrato de exportação tem que ser registrado em sistema próprio, qual seja, o Sicomex. O produtor rural NÃO contrata exportação com mercadoria estocada, mas com PRODUÇÃO FUTURA.
3. Uma vez que há o registro do contrato de exportação, a este corresponde um CONTRATO DE CÂMBIO de exportação, que é registrado no Banco Central. Esse contrato de câmbio é uma promessa de pagamento em moeda estrangeira, no futuro (até 750 dias, ou dois anos)
4. Com o contrato de câmbio pode-se então, junto aos bancos, obter o ADIANTAMENTO do pagamento dessas divisas. Isso se chama Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), e com ele o produtor rural obtém capital de giro para viabilizar plantio e colheita.
5. Ou seja, as exportações brasileiras estão ajustadas em CONTRATOS comerciais e financeiros, cujos prazos são de até 2 anos. É um FLUXO, não é estoque! A ÚNICA solução para manter o abastecimento doméstico e exterior é AUMENTAR A PRODUÇÃO. Mas nisso, petistas não pensam, né?