William Vickrey, Prêmio Nobel de economia em 1996, escreveu um artigo intitulado "As quinze falácias fatais do fundamentalismo financeiro". Nesta thread, traduzimos e destacamos três delas.

1/11
Falácia 1

"Os déficits são considerados gastos pecaminosos e perdulários às custas das gerações futuras, que terão uma uma dotação menor de capital acumulado.

Essa falácia resulta da falsa analogia entre operações financeiras realizadas por indivíduos e a macroeconomia"

2/11
"A realidade é praticamente o exato oposto. Os déficits aumentam a receita líquida disponível dos indivíduos, na medida em que os gastos do governo que constituem receita para os destinatários excedem o subtraído pela receita dos impostos, taxas e outros encargos."

3/11
Falácia 2

"Incentivar os indivíduos a pouparem estimula o investimento e o crescimento".

"A falácia parece derivar da suposição de um produto agregado inalterado, de modo que oq não for usado p/ o consumo será necessária e automaticamente dedicado à formação de capital."

4/11
"Novamente, o exato oposto é verdadeiro. Em uma economia monetária, para a maioria dos indivíduos, a decisão de tentar economizar mais significa gastar menos; menos gastos por poupador significa menos renda e menos economia para os vendedores e produtores, com isso...

5/11
... e a poupança agregada não é aumentada, mas diminuída à medida que os vendedores, por sua vez, reduzem suas compras, a renda nacional é reduzida e com ela a poupança nacional..."

6/11
... Um indivíduo pode ter sucesso em aumentar sua própria poupança, mas apenas às custas de reduzir ainda mais a renda e a poupança de outros."

7/11
Falácia 3

"Supõe-se que os empréstimos do governo "excluem" o investimento privado.

A realidade é que, ao contrário, o gasto deficitário via dívida pública (ao contrário do gasto com as receitas fiscais) irá criar uma renda disponível adicional...

8/11
aumentando a demanda pelos produtos da indústria e tornando o investimento privado+ lucrativo. Enquanto houver abundância de recursos ociosos e as autoridades monetárias se comportarem com sensatez, em vez de tentar conter o efeito supostamente inflacionário do déficit...

9/11
...aqueles com perspectiva de investimento lucrativo podem obter financiamento. O clichê de que a oferta cria sua própria demanda falha assim que parte da renda gerada pela oferta não é gasta, ao passo que o investimento cria a sua própria poupança e muito mais..."

10/11
You can follow @MmtTeoria.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: