Todos nós queremos uma vacina para COVID-19 o mais rapidamente possível. Mas precisamos de uma vacina q seja não somente eficaz, mas tambem SEGURA. Como garantir isso? Esse é o fio.
Vacinas são uns dos produtos médicos MAIS SEGUROS DO MUNDO – isso por causa do intenso rigor dos ensaios clínicos que testam sua segurança e eficácia. Nós podemos acelerar muito o processo, como está sendo feito p a vacina da COVID, mas não podemos pular etapas de segurança.
Temos no momento 9 vacinas na Fase 3 dos testes. Fase 3, determina se a vacina protege contra COVID e revela efeitos colaterais mais comuns. Uma vacina só pode ser considerada segura c dados completos de Fase 3. Mesmo assim, efeitos adversos raros ainda vão passar desapercebidos.
Existe um gde risco de governantes priorizarem a política no lugar da saúde pública, aprovando uma vacina ineficaz ou insegura – sem uma avaliação rigorosa dos dados da Fase 3. Isso já aconteceu na China com a aprovação da vacina da Cansino e na Rússia c a Sputnik V.
Produtores de vacina sabem q a 1a q receber aprovação vai sair na frente. Políticos sabem que liberar uma vacina rende votos. Por outro lado, cientistas e prof de saúde pública, sabem q liberar uma vacina c dados incompletos de Fase 3 seria desastroso. Quais seriam os riscos?
As 1as vacinas não serão necessariamente as melhores – são as + fáceis e + rápidas de produzir. Além disso, mtas das plataformas das vacinas em desenvolvimento são tecnologias novas, não testadas anteriormente em nenhuma vacina. Isso requer um rigor de segurança ainda maior.
Os possíveis efeitos adversos de uma vacina p COVID sem passar por todos os testes de segurança são inúmeros. Um dos mais importantes é o risco da vacina produzir um tipo de reação imune q torna uma exposição subsequente ao vírus mais perigosa. https://www.nature.com/articles/s41586-020-2538-8
Essa vacina será administrada a milhões de pessoas SAUDÁVEIS. Mesmo um efeito adverso grave raro - 1/10.000 - em 1 bilhão de pessoas vacinadas, serão 100.000 pessoas afetadas. Não podemos correr o risco de piorar a condição de mtas pessoas ou dar a elas algo que não funciona.
Vacinas já nos salvaram de vários flagelos como sarampo, polio e varíola. Vacinas salvam no mínimo 3 milhões de vidas/ano! Liberar a vacina errada pode diminuir a confiança do público em vacinas, alimentar o movimento anti-vacina e comprometer os programas de vacinação.
Todos queremos uma vacina para COVID-19 o mais rapidamente possível. Mas a aprovação precoce de uma vacina pode ser desatrosa não apenas para a pandemia. Isso poderia prejudicar a saúde pública por anos, se não gerações, por vir. Fica aqui meu apelo aos tomadores de decisão.
You can follow @dogarrett.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: