Min. Benedito Gonçalves do STJ decide afastar Witzel (ex-juiz) do governo sob acusação de receber propina para contratação emergencial e liberação de pagamentos para OSs. Há muito a saúde do estado sofre com corrupção e Witzel precisa se explicar, mas vamos olhar com cautela +
Essa mesma operação foi comemorada por Bolsonaro em maio quando os primeiros mandatos saíram, e Carla Zambelli chegou a divulgar o que ocorreria antes de acontecer. Além disso, o Pastor Everaldo, do PSC, foi preso e estamos há menos de um mês do início da campanha eleitoral.
Não li ainda a denúncia, mas aponta-se que a acusação se baseia em delação premiada. Pode ser até que a acusação se comprove e a ironia de ver um ex-juiz que se elegeu colado em Bolsonaro prometendo combater corrupção nos cause regozijo.
Mas me parece que essa operação agrada demais a Bolsonaro e deve ser lida politicamente dentro do horizonte de disputa de antigos aliados. Destaca-se que o afastamento de Witzel por 180 dias o exclui por completo de qualquer influência na disputa eleitoral que se avizinha.
Em resumo, não tenho dúvidas de que há muita corrupção, aliás que é endêmica no RJ, que teve seus últimos três governadores presos. Mas que há tb uso político desse caso para atingir Witzel nesse momento para beneficiar apoiadores de Bolsonaro não há dúvidas.
Devemos cobrar investigação rigorosa da corrupção, conforme os trâmites legais, para que se chegue a seus autores. Mas a encenação midiática do helicóptero e a exploração política desses casos na mídia não vão resolver nem reduzir a corrupção no Brasil, que só beneficia a elite.
Em tempo, há ainda questões bem problemáticas nessa decisão, pois houve afastamento do cargo sem prisão e sem autorização da ALERJ, como aponta a @elomachado1 https://twitter.com/elomachado1/status/1299302728758374402?s=21 https://twitter.com/elomachado1/status/1299302728758374402
You can follow @luboiteux.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: