✨ Os homens literários mais aclamados do booktt; uma thread necessária (acredite ou não).
⚜ Rhysand — ACOTAR

➡️ Olive Skin

(art by Anna Shoemaker)
⚜ Maxon Schreave — A Seleção

➡️ White
⚜ Edward Cullen — Crepúsculo

➡️ White as Hell
⚜ Patch Cipriano — Hush Hush

➡️ White
⚜ Percy Jackson — Percy Jackson e os Olimpianos

➡️ White
⚜ Harry Potter, Rony Weasley e Draco Malfoy — Harry Potter

➡️ ALL WHITE
⚜ Peeta Mellark e Finick Odair — Jogos Vorazes

➡️ White
⚜ Tobias Eaton — Divergente

➡️ Still White
⚜ Hardin Scott — After (🤢)

➡️ White
⚜ Garrett Graham, John Logan, Dean di Laurents e John Tucker — OFF CAMPUS

➡️ HOLY SHIT WHITE
⚜ Augustus Waters — A Culpa é das Estrelas

➡️ White
⚜ Aaron Warner — Shatter Me

➡️ White
⚜ Peter Kavinsky — Para todos os garotos que já amei...

➡️ White
⚜ Jace Herondale — Os Instrumentos Mortais

➡️ White...

(art by OblivionsDream)
A intenção dessa thread não é questionar possíveis abordagens problemáticas dentre esses personagens, inclusive estão incluídos acima alguns garotos que eu gosto muito, de livros que admiro mais ainda. A questão é:
Você consegue ver o que todos esses homens tem em comum? Quer dizer, exceto pelo fato de serem homens "perfeitos", como dizem. Consegue perceber na semelhança entre eles qual vai ser a problemática dessa thread? Senão percebeu ainda, talvez você seja parte do problema.
Bem, caso você ainda não tenha notado, nenhum dos homens literários perfeitos dessa thread é descrito como um homem preto. Isso não é uma coincidência e eu também não escolhi a dedo a amostra, é incrivelmente complexo encontrar um PROTAGONISTA negro se quer de exemplo.
Vamos falar sobre exclusão e apagamento de homens negros no protagonismo nos principais livros de ficção e romance infanto-juvenil.
1. Por que homens negros não podem ser os mocinhos?

Essa (falta de) representação sempre foi algo que me incomodou. O homem perfeito do livro é sempre bonito, desejado, poderoso, viril, vez ou outra atlético e inteligente, mas sempre musculoso. Claro, essa é a graça.
Alguns desses mocinhos pecam justamente ao apresentar "traços exagerados de virilidade masculina" uma forma romantizada de dizer MASCULINIDADE TOXICA. Mas vamos supor que são todos perfeitos como cada fandom defende, porque, esse não é o ponto do fio.
Para mim como homem, é um ideal inatingível, mas reconheço que existe algo de encantador em ser apresentado a caras assim, surrealmente perfeitos. Se homens reais não fossem tão ridículos e problemáticos, homens literários não precisariam ser tão encantadores e inalcançáveis.
O que me preocupa é o perfil de fenótipo desses homens. O cara perfeito, o príncipe encantado, o mocinho heroico e charmoso é SEMPRE um homem branco. Até consegui achar alguns não-brancos, mas até o fim dessa thread não encontrei um livro popular cujo mocinho é preto.
Espero não precisar explicar porque é extremamente problemático SEMPRE associar a ideia de mocinhos perfeitos a brancos e excluir homens negros desses papéis. É racista, das mais diversas maneiras possíveis. Não há desculpa para todos esses rapazes serem brancos, senão RACISMO.
Vale lembrar que a culpa não é só dos autores, provavelmente existem livros com mocinhos perfeitos de pele preta (recomendem se conhecerem), mas porque esses não se tornam tão populares quanto os outros? Será que a maioria de nós se importa com ausência de pretos no protagonismo?
Fica o questionamento: nossos autores favoritos não admitem protagonismo positivo negro nas suas obras ou nós não damos reconhecimento às histórias certas?

A resposta: os dois.
Nossos autores favs não fazem o suficiente para incluir representatividade preta nos seus livros. Alguns não estão nem tentando. Não há histórias o suficiente, nem protagonismo suficiente e Jordan Fischer ainda atua menos em clichês que Noah Centineo (brinks). Cobremos deles!
Mas o público não se insenta de culpa. Alguns de nós estão tão acostumados com as descrições pálidas dos personagens que atacam adaptações que tentam incluir personagens negros que o autor, sabe se lá pq (cof cof), não foi capaz de por no livro. Exemplos:
Quando Justice Smith foi escalado para interpretar Finch em "Por Lugares Incríveis", fãs o atacaram com a #NotMyFinch justificando que o ator não era branco de olhos azuis como o personagem é descrito. O que é brutalmente racista, caso não tenham notado.
Se pergunte, você apoiaria uma adaptação de A Seleção, se Maxon Schreave fosse interpretado por um homem preto? O mesmo personagem por quem você se apaixonou nos livros, a única diferença seria a cor da pele. Imagine a problemática que essa escalação revelaria no booktt.
Muitos de nós não estão preparados para ver Maxons, Harrys e Percys de pele escura. Isso é um fato! É inclusão demais para alguns? Então quando grandes autores vão estar abertos a incluir, se nem o público deles está?
Descrições de personagem levam menos de uma hora para serem feitas, homens e mulheres pretos inspiradores estão por toda parte, se não estão nos livros é porque os autores não os querem lá. Cobrem seus autores, escrevam suas histórias, façam meninos pretos se verem nos livros.
Não sou especialista no assunto, essa é apenas uma indignação que vinha guardando e precisava compartilhar. Estou aberto a correções e peço desculpa por qualquer possível erro. Vidas Negras Ainda Importam. Beijos de luz. ✨
Oi gente, tô muito feliz que a thread ganhou um alcance bacana e que tem muitas pessoas refletindo sobre o assunto. Também tô recebendo algumas sugestões de livros com mocinhos negros (ainda aceitando) e to pensando em em fazer outra thread com as recomendações. o que ces acham?
You can follow @kingofthenhbd.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: