1.FC LOKOMOTIVE LEIPZIG 🇩🇪

Quem é o tradicional clube de Leipzig, o 1º campeão alemão e vice campeão da Recopa Europeia de 1987, que hoje joga a Liga regional e ainda sofre muito com as consequências da Guerra Fria.

Segue o fio...🧵
Em 1893 surgiu o VfB Leipzig, um dos primeiros clubes de futebol na Europa Continental. Logo na 1ª edição do campeonato alemão, em 1903, o VfB sagrou-se campeão ao bater o time tcheco DFC Prag na final por 7x2. O DFC, apesar de não ser sediado na Alemanha, era um time de alemães.
No ano seguinte o VfB chegou em mais uma final, mas essa não aconteceu por problemas judiciais envolvendo o FV Karlsruhe e o B. Berlin. O amadorismo e a falta de recursos atrapalhou o clube em 1905, que não conseguiu arcar c/ os custos das viagens e foi precocemente eliminado.
Nos "anos 10" o Leipzig continuou sendo um dos mais importantes times do país e jogou mais 4 finais de campeonato alemão, vencendo-as em 1906 e 1913 e ficando com o vice em 1911 e 1914.
Com a ascensão do III Reich o campeonato mudou completamente seu formato e o VfB passou a disputar a Liga Regional da Saxônia, uma das 16 do país. Em 1937 bateu o poderosíssimo e dominante Schalke 04 na final da Tschammerpokal, equivalente a atual Copa da Alemanha.
Com o fim da guerra os clubes de futebol (assim como quase todas as instituições do país) foram fechados pelas forças aliadas, o que resultou no fim do VfB Leipzig. Membros do clube continuaram as atividades com outros nomes, até que fundaram em 1954 o SC Rotation Leipzig.
Em 1963 o Rotation fundiu-se com outro clube da cidade, o SC Lokomotive, originando o SC Leipzig. Outra fusão aconteceu somente dois anos depois, dessa vez entre o novo SC Leipzig e um clube menor da região, o BSG Chemie, formando, finalmente, o 1.FC Lokomotive Leipzig.
E o sucesso da equipe foi imediato. Com uma grande torcida, o Lokomotive foi um dos mais fortes clubes da Alemanha soviética. O nome – “Locomotiva" – era um meio de propaganda do governo para a companhia ferroviária estatal da Alemanha Oriental, a Deutsche Reichsbahn.
Apesar das boas campanhas e da constante presença entre os primeiros colocados, o Lokomotive nunca conseguiu atingir a glória máxima no campeonato da DDR. Ficou com o vice em 3 oportunidades: 1967, 1986 e 1988.
Por outro lado, venceu a FDGB Pokal (Copa da Alemanha Oriental) 4x: 1976, 81, 86 e 87, além de chegar em outras 3 finais. Venceu também a Copa Intertoto de 66 e foi vice da Recopa Europeia de 1987, mas após uma histórica campanha sucumbiu diante do Ajax de Van Basten na final.
Com a reunificação da Alemanha em 1990, o clube decidiu readotar o nome VfB Leipzig. Após uma excelente campanha na 2ª divisão em 1993, o VfB conquistou o acesso para a Bundesliga. Os resultados, entretanto, foram muito aquém do esperado.
Após uma temporada ridícula, o VfB foi rebaixado segurando a lanterna do campeonato. Depois disso, o clube foi ladeira abaixo. As dificuldades econômicas e a disparidade financeira em relação aos clubes da antiga Alemanha Ocidental fizeram o VfB entrar em uma enorme crise.
Uma sequência de péssimas temporadas colocaram o clube no fundo do poço: em 2001 o VfB caiu para a NOFV-Oberliga, que equivale à 5ª divisão nacional. A situação financeira ficou insustentável e o clube fechou as portas em 2004.
No mesmo ano (2004) um grupo de torcedores recriou o clube com o nome de 1. FC Lokomotive Leipzig e.V. O Lokomotive teve que recomeçar sua história jogando a 3. Kreisklasse, um torneio amador considerado a 11ª (isso mesmo, 11ª!) divisão alemã.
A força nas arquibancadas, entretanto, era enorme: com média de público próxima dos 10mil torcedores, batendo vários recordes, o Lokomotive foi subindo aos poucos e com a incorporação do antigo SSV Torgau, chegou à 6ª divisão já na temporada 07/08.
Aos trancos e barrancos o Lokomotive foi subindo e em 2016 voltou a disputar a Liga Regional. Busca na temporada 20/21 o acesso à 3. Liga. As Ligas regionais na Alemanha já iniciaram e o Lok. Leipzig disputa a Liga Noroeste, mas a caminhada ainda é longa.
Com a reforma do Zentralstadion Leipzig para a Copa do Mundo de 2006, esperava-se que o Lokomotive tivesse mais sucesso. Entretanto, o clube foi surpreendido com o surgimento do RB Leipzig. O Lokomotive joga hoje no seu tradicional estádio, o Bruno-Plache-Stadion.
SURGIMENTO DE UM PRIMO RICO: em 2009 a Red Bull comprou o antigo SSV Markranstädt, que jogava a 5ª divisão, e depois de 7 temporadas chegou à Bundesliga e em 11 anos a uma semifinal de UCL. Os clubes se enfrentaram 4 vezes na história, com 3 vitórias do RB e 1 empate.
Curiosidade: O Lokomotive afirma ter o posto de maior público na história do futebol de clubes na Europa, com + de 120k espectadores na partida diante do Bordeaux em 87. A partida entre Lok. e Rotation em 56 é considerada a de maior público na historia da Alemanha, com + de 100k.
A história recente do Lokomotive é de muito sofrimento e aos poucos o clube vai perdendo espaço. O Lok. Leipzig almeja dias melhores para voltar a ter destaque no cenário nacional. Mas agora vai ter que enfrentar além de todos os problemas do passado a concorrência do RB.
You can follow @ForaHolofotes.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: