O que o governo fez com nosso dinheiro - Thread pt 2
Se voc~es ainda não leu a parte 1, considere:
https://twitter.com/rothberta_/status/1293139588320505856

Na primeira parte eu abordei a origem da moeda e dos bancos.
Então, os bancos ao monopolizarem a cunhagem mas moedas, se esforçaram em explusar qualquer outra moeda estrangeira de seu país.

Nas transações entre países, barras sem estampa eram usadas.
Mas por que isso é ruim?

Bem, se o seu país tem uma moeda em constante expansão ou aumento de inflação, você poderia optar por usar outra moeda e não perdeu tanta riqueza.
Isso é o que acontece hoje na Venezuela. Eles precisam juntar muito dinheiro pra comprar um saco de pão. E cada vez seu dinheiro passa a valer menos. Eles recebem e correm aos mercados comprar mantimentos.

Seria diferente se pudessem manter seu dinheiro em diversas moedas.
Rothbard ensina que tem très grandes limites ao poder de qualquer banco inflacionar sob um sistema bancário de livre mercado:

1. a amplitude de clientela de cada banco
2. a amplitude de clientela de todo sist bancário
3. a confiança dos clientes em seus bancos
Entretanto, privilégios concedidos pelo governo aos bancos, bem como o contole do sistema bancário pelo governo, atuaram para suspender estes limites.
Todos esses limites estão baseados em uma obrigação: a de restituição dos passivos dos clientes (o ouro que lhes foi confiado), sempre que estes requisitarem.

No entanto, qualquer banco qu opera com reserva fracionada é capaz de restituir TODO ouro.
E essa é uma aposta que todos bancos fazem.

Contudo, porém e entretanto, os governos permitiram que os bancos não restituissem todo passivo ou sequer parte dele.
Então os bancos podem se recusar a cumprir os contratos, evitar a falência, sob a ordem do governo chamada de "suspensão da restituição em espécie".

Isto também pode ser chamado de roubo. Como vocês quiserem...
E os brasileiros conhecem bem isso. Já aconteceu aqui, em 1990 com a proibição do saque da poupança pelo governo Collor.
Nos EUA, a suspensão em massa da restituição acontece há muito tempo já.

Tendo início na guerra de 1812, o governo precisava de dinheiro para financiar a guerra. Porém, os principais bancos da região chamada Nova Inglaterra se recusou a emprestar o dinheiro.
Então eles recorreram a novos bancos de outros estados.

Esses bancos aceitaram a proposta e começaram a emprestar tudo que tinham. Quando as pessoas perceberam a inflação aparecendo, correram sacar seu dinheiro, mas foram barrados por aquela lei.
Não apenas isso, mas quem pegava seu dinheiro era ostracizado e chamado de anti-patriota, enquanto os bancos que inflacionavam a moeda eram patriotas, já que estavam fazendo esforços para salvar a nação.
O povo passou a ser cada vez mais persuadido de que essa era a unica solução, até porque a inflação e a crise vinha mais tarde. Até lá, os governantes podiam achar outras desculpas para o problema.

Essas medidas geraram as crises de 1819, 1837, 1857 e por aí vai...
Entretanto, poucas pessoas passaram a usar esses bancos inflacionários. Logo, o governo voltou a perder parte de seu poder.

O que eles realmente queriam era uma inflação totalmente dirigida por eles próprios. Sem risco dos bancos controlarem o espetáculo.
Sendo assim, um método mais sutil, mais suave, polido e permanente foi implantado e vendido ao público como sendo uma conquista da própria civilização: um Banco Central.
Um banco central esta na posição de comando porque o governo lhe concede o monopólio de emissão de cédulas monetárias (saindo das moedas de ouro e prata).

Ele é o banco dos banqueiros, já que todos estão passíveis de falir, menos o grandioso BC.
O governo nomeio os funcionários do Bc, orienta as medidas, a política interna do banco central. E obrigatoriamente, todos do país são clientes, direta ou indiretamente, do banco central.
Todas as moedas de ouro foram recolhidas e guardadas no banco central. Claro, "era muito mais seguro guardá-las nos incríveis cofres intransponíveis do BC".

E em 1917, o ouro não poderia mais ser contabilizado como parte das reservas legais de um banco.
Ele teria que ser cdepositado no Federal Reserve.

Com o tempo, apenas comércios internacionais usavam barras de ouro, já que as moedas foram proibidas e foi criado um padrão ouro-barra.

E a população no geral perdeu o acesso ao metal precioso.
Os governos também continuaram amparando os bancos ao desencorajar as corridas bancárias(corrida ao banco para sacar o dinheiro quando há desconfiança de que algo está errado).
Também é observado no protecionismo a alguns bancos, injetando dinheiro em vários deles.

Pode-se ver isso na quantidade de bancos que existem hoje. Ou até uns 5 anos atrás, antes da popularização dos bancos virtuais.
Em um sist bancário livre, a inflação gerada por um banco rapidamente levaria outros bancos a exigirem a restituição deste dinheiro fictício em espécie, uma vez que a clientela desse banco é extremamente limitada.
Porém, o BC ao injetar dinheiro em todos os bancos ao mesmo tempo, consegue garatir que todos possam expandir conjuntamente, a uma taxa uniforme.

Ou seja, ao depender somente da moeda emitida pelo BC, a tendência é sempre ficar mais pobre.
Vou parar aqui proque foi o limite de tweets.

Outra hora faço outra só sobre Bretton Woods

Link do livro: https://amzn.to/2QB6cPX 
You can follow @rothberta_.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: