A COVID-19 é uma doença nova, com pouco mais de 8 meses de existência e que ainda carece de maior compreensão.

Alguns relatos de possível reinfecção vem surgindo ao redor do mundo e causando grande dúvida.

Segue o fio:
Das evidências que possuímos até o momento, após a exposição ao vírus, os seres humanos são capazes de gerar resposta humoral e celular eficaz, com pico de anticorpos neutraliantes em torno do 15º dia.
Essa resposta é capaz de controlar a infecção, possui magnitudes diferentes para indivíduos com formas graves e leves, porém sua cinética não é alterada de acordo com a gravidade.
No entanto, os títulos de anticorpos podem cair ao longo do tempo, sugerindo que possa haver maior fragilidade especialmente após 90 dias.
Algumas series de caso, apontam para possíveis casos de recorrência de COVID-19 em pacientes com primeiro episódio cerca de 90 dias antes. Este período pode ser o suficiente para a queda dos títulos de anticorpos favorecendo um possível segundo episódio.
Contudo, não podemos desconsiderar a importância da imunidade celular e qual seu papel, ainda não esclarecido, na proteção a esta infecção.
É interessante notar que há grande heterogeneidade nos relatos. Certos pacientes possuem inicialmente formas leves e depois evoluem com formas graves e vice-versa.
Alguns pacientes são profissionais de saúde, com grande exposição o que poderia contribuir para uma reinfecção, enquanto outros são idosos, sem exposição significativa em que a recorreência poderia representar uma reativação do vírus de algum reservatório de persistência
Não podemos também excluir a possibilidade de estarmos diante de respostas inflamatórias tardias associadas a persistência de material genético do vírus em vias aéreas.
Portanto, neste momento, podemos concluir que:
(1) Existe a possibilidade de um segundo episódio de COVID-19, especialmente após 90 dias do primeiro e dificilmente antes de 28 dias.
(2) Este evento parece ser raro e pode possuir pouca relevância epidemiológica. No entanto, com um grande número de casos no país, veremos um número razoável de reinfecções/reativações/inflamações chegarem a nossa atenção.
(3) Precisamos de mais informações para podermos ter conclusões definitivas a respeito do que significam essas recorrências e se representam um ou mais fenômenos dentre reinfecção, reativação ou inflamação.
You can follow @Infectomania1.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: