Olha a batata Dauphinoise com alho poró.
Essa receita, tb conhecida como Gratin Dauphinois, tem muitas variações. Algumas com queijo e outras sem. Algumas levam ovo... e se confunde com outras como a Gratin Savoyard. Isso tudo é irrelevante pq é tudo batata nessa porra e vida que segue.
Pense em camadas: manteiga derretida no fundo... sal e pimenta.
Uma camada de batatas
Creme de leite fresco espalhado por cima (seja econômico pq são várias camadas, se exagerar a assadeira vai transbordar, vai queimar o creme de leite, fazer fumaça na cozinha, deixar as roupas fedendo no varal e vc será considerado inapto para cozinhar. Volte pra casa 1.
Alho poró picado fininho.
Uma argamassa de gruyére ralado pra assentar a laje.
Segundo piso: batata
SAL E PIMENTA (em maiúsculas pq eu estou gritando mesmo). Não tem nada que tire mais a alegria de viver que batata sem sal. Não é quantidade... distribuir bem é o segredo, espalha o sal bem de cima com a mão seca. Então ponha um xablauzinho de sal (e pimenta) a cada camada.
Creme de leite de novo. Tá identificando um padrão? Espero que sim. Deveria...se vc não percebeu o padrão eu nem sei o que te dizer agora.
Alho poró...
Gruyére...
Na última camada vc coloca junto com o gruyére um pouco de parmesão. É pouco e bem distribuído como em toda essa receita.
Depois a última coisa que entra é uma última camada de alho poró por cima de tudo. Pode caprichar nela.
Dica pra não sujar o forno. Pode colocar direto em cima de uma assadeira rasa tb.
180 graus até ficar com essa cara aqui...o creme de leite vai reduzir...a batata vai cozinhar. Aqui foram uns 50 minutos.
O alho poró que entrou por cima vai dar essa douradinha marota...
Dica: deixa esfriar bem pq vc só consegue cortar os quadrados dela e servir sem desmontar depois que esfriou bem. Olha as camadas de alegria. Ela fica ainda firminha. No dia seguinte fica ainda melhor.
You can follow @doutorprepucio.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: