No meio do caminho tinha uma pedra.
E no meio do autódromo tem uma floresta.
𖧵 Sobre a Floresta do Camboatá e os movimentos pra sua derrubada.
#AutodrómoNaFlorestaNão

E no meio do autódromo tem uma floresta.
𖧵 Sobre a Floresta do Camboatá e os movimentos pra sua derrubada.
#AutodrómoNaFlorestaNão


Nos últimos 2 anos, aumentou a movimentação pra se construir um autódromo no Rio de Janeiro. A maior pauta seria trazer a Formula 1 pra cidade carioca.
Acontece que pra ouvir os V6 híbridos da categoria, antes vão ser ouvidos os motores de motosserras, já que na área escolhida existe uma floresta. “Não faça a Formula 1 soar como uma motossera” argumenta o movimento SOS Floresta do Camboatá.

Vista de cima, a floresta é uma mancha verde numa parte cinzenta da cidade. É o único trecho plano de grande porte que resta de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, com cerca de 200mil árvores.
Gustavo Pedro

"Aquela área é única e singular e por isso tem que ser deixada para o futuro da cidade. Ninguém é contra o autódromo, mas ele não vai mudar a economia de fundo do poço em que está o Estado" Haroldo Lima, pesquisador.
"É um local de parada, que a fauna usa como ponto de pouso para transitar entre outros fragmentos de floresta. Com o avanço da cidade, florestas de terras baixas foram quase todas suprimidas.” Pontos de parada são de extrema importância a animais que migram.”
A mancha verde tem também um papel enorme de amenizar o clima da região, já que o entorno é só cimento e a ≠ de temperatura é notável. Quando chove, é o lago de lá que absorve boa parte da água, enquanto o entorno cimentado inunda.
Gustavo Pedro

O suposto estudo ambiental que permitiu o projeto ir pra frente, analisou várias áreas e “concluiu” que aquela seria a de menor impacto ambiental, apesar de der a de MAIOR cobertura vegetal. Além, disso não são citadas algumas espécies ameçadas que estão lá.
Reflorestar não vai ensinar os pássaros pra onde eles têm que ir, não vai fazer surgir lá as 20 espécies ameaçadas de estinção, e não vai reestabelecer um ecossistema já concreto.
Essa matéria do jornalista Roberto Kaz faz uma abordagem completa e muito boa sobre toda a situação, além de entrevistas. A leitura vale muito a pena. https://www.google.com.br/amp/s/piaui.folha.uol.com.br/materia/a-chicana/%3famp
Nesse texto
ele fala como conheceu Felipe Candido, ambientalista que desde 2011 luta pela preservação da floresta, quando o encontrou na frente da Câmara dos Vereadores discursando para poucas pessoas.

“Hoje, a caminho daqui, dois militares à paisana me abordaram e disseram, em tom de ameaça, que eu parasse de dar entrevistas sobre a Floresta do Camboatá”
“Aquela área é considerada uma joia pelo Jardim Botânico e está assim porque o Exército a manteve preservada até hoje. Mas esse mesmo Exército, que jurou proteger nossas riquezas, atua agora como uma empresa privada, para beneficiar o consórcio fraudulento daquele JR Pereira.”
Ele comanda o Movimento SOS Floresta do Camboatá, criou uma página no facebook já em 2011, além de comandar uma rádio comunitária a respeito. https://m.facebook.com/FlorestaDoCamboata/
Mais recentemente, eles vieram pro twitter também
@sosfloresta

Essas coisinhas fofas, mão-pelada, quase que um “guaxinim brasileiro”(posso falar isso?) também marcam presença.
“Vi cobra, camaleão, gambá, preguiça, tatu, carcará, papagaio, falcão-peregrino, pica-pau, coruja, tucano… E agora os caras querem vir com uma retroescavadeira e botar tudo abaixo.”
“Chamo isso de holocausto ambiental.”
“Chamo isso de holocausto ambiental.”
Mas por que e qual a motivavação pra causar tanto estrago sem a real necessidade?
É aí que as coisas ficam mais complexas e com mais cara de Brasil. Vale a pena se informar a respeito, é o mínimo que podemos fazer. Sempre defendi isso, até mais que assinar petições.

O ministro dos esportes da época disse“achei estranho quando anunciaram,neste ano(2019),a construção de um novo autódromo. Se o nosso,que preservava a maior parte da floresta, não foi aprovado, como outro, q ñ preserva quase nada,vai ser?Parece que o deles vai terraplanar tudo.”
A outra etapa da história do autódromo começou em 2017, governo de Marcelo Crivella, que convocou empresas para a construção. O STF tinha proibido o estado a fazer isso, mas não a prefeitura, e não uma parceria público privada. Então lá vai Crivella.
*Uma Parceria Público-Privada é um contrato de concessão do estado a uma empresa pra fazer algum serviço. Pra otimizar isso é estabelecida concorrência de empresas, pra escolher o melhor custo benefício* na teoria
Após o anúncio, adivinha quantas empresas apareceram pra fazer a bondade de derrubar uma floresta e colocar a formula 1 no Rio? Só uma. Rio Motorsports, criada 11 dias antes(!), e cadastrada em Delaware (espécie de paraíso fiscal nos EUA). https://www.google.com.br/amp/s/www.terra.com.br/amp/esportes/lance/licitacao-de-novo-autodromo-no-rio-de-janeiro-tem-indicios-de-fraude,d76e99f0049d6e8b3081c0d335a98f5e17l18a0o.html
Acontece que a RM tem um capital social de 100k reais,e prestaria um serviço no valor de R$697milhões(o edital exigia um capital social de ao menos 10% do valor da obra, 69milhões). De onde viria tanto dinheiro? “Segredo, tenho uma receita de bolo que não abro para ninguém”.
JR Pereira, presidente da empresa, também é sócio da Crown Assessoria, que ajudou a fazer o edital. A empresa foi a segunda maior fonte de recursos ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares (condenado por corrupção no Mensalão). JR tbm foi citado na CPMI dos Correios.
O mesmo homem faliu uma terceira empresa em 2008 (Crown Processamento de Dados) deixando dezenas de ações trabalhistas e uma dívida de R$ 24,7 milhões. https://www.google.com.br/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/esporte/2019/06/empresario-da-f-1-no-rio-presidiu-grupo-que-deve-r-24-mi-a-uniao.shtml
O G1 estadual do Rio fez uma matéria de 5min resumidinha e ainda falando da garantia financeira controversa https://globoplay.globo.com/v/7739260/
Vêm então as suspeitas de improbidade administrativa e investigações que existem até hoje. Mas por que querem tanto fazer isso? Um autódromo vale tanto a pena?
Aqui entra uma parte bem interessante daquela matéria do Roberto Kaz. Ele ouviu Tamas Rohonyi (promotor do GP Brasil de F1) que explicou como a situação contratual com a Liberty está financeiramente, com a empresa querendo aumentar a taxa$ pra Interlagos e as negociações.
“Mas aí vem esse Seu Pereira, que eu não conheço, e se oferece para pagar 35 milhões de dólares”. “O cara promete um autódromo zero bala, com desenho do Hermann Tilke na cidade que tem Copacabana. É irrecusável. Eu, se fosse o Chase Carey, também aceitaria.”

“Se o Seu Pereira conseguir colocar de pé o que promete, parabéns. Não acho ruim a Fórmula 1 voltar ao Rio. Acho ruim vender ilusão.”
JR Pereira: “Tem o pensamento de erguer prédios para o Exército? Tem, não vou mentir”.

Em junho do ano passado, o chefe da Liberty Media(Chase Carey), responsável pelos eventos de F1, esteve em uma coletiva em Brasília, com o gov. do Rio e o presidente.
Witzel, Jair Bolsonaro, Carey, Flávio Bolsonaro(?)


O presidente chegou a dizer: “Há 99% de chance, ou mais, da corrida ir para o Rio” https://www.google.com.br/amp/s/www.uol.com.br/esporte/f1/ultimas-noticias/2019/06/24/f1-voltara-para-o-rio-a-partir-de-2021-diz-bolsonaro-99-de-chance.amp.htm
Bastante interesse político, e nos 3 níveis de governo.. Inicialmente o obra já deveria estar acontecendo e o projeto pronto nesse ano para “receber o evento em 2021”.

O ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, já tinha dito ano passado “Todo mundo sabe que não vai ter GP no Rio, é algo apenas político”
Ecclestone, que é casado com uma brasileira e passou a quarentena no interior de SP, foi muito importante nas negociações brasileiras de Interlagos. "O grande problema é que os americanos não entendem a situação. Para negociar com o Brasil, é preciso conhecer o Brasil."
Em outubro de 2019, o prefeito do Rio pediu “urgência” na concessão da obra, mesmo que a empresa escolhida tenha sido suspensa pela justiça. https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/10/05/crivella-pede-urgencia-para-concessao-de-autodromo-cuja-contratacao-foi-suspensa-e-e-investigada.ghtml
*a imagem da matéria é a de 2011, mancada do G1
Em março aconteceria uma audiência pública mas foi adiada devido à pandemia.
Foi então trocada por uma virtual, apesar de resistência.
Mas o MP do Rio cancelou. Eles ficaram bravinhos
https://twitter.com/riomotorsports/status/1266387577793363968?s=21
Mas o MP do Rio cancelou. Eles ficaram bravinhos

Entretanto essa situação foi revertida pelo ministro Toffoli do STF, o que abre caminho pra derrubada da floresta. Era pra ter acontecido na última sexta(7/08) mas por “problemas técnicos” não aconteceu.
Mudaram o link de última hora, no primeiro link cerca de 500 pessoas esperando. A transmissão foi cancelada, mas eles já estavam lá ao redor de uma mesa. https://twitter.com/andretrig/status/1291863023121051655?s=21
Foi então remarcada pra essa quarta(12/08)!!!
Essa audiência é obrigatória por lei, e nela vai ser apresentado o Estudo de Impacto Ambiental, que depende de aprovação. Um passo muito importante no processo. Algumas pessoas podem participar pelo zoom mas dependem de aprovação.
De qualquer maneira, um link público do youtube vai ser divulgado. Qualquer um com interesse na preservação da floresta pode assistir, e isso é muito importante.

O primeiro contato com essa notícia já foi, pra muita gente, de dúvida e ceticismo. No Brasil geralmente as coisas não dão certo. Fora do país, por exemplo, quase ninguém sequer sabe do suposto autódromo do Rio de Janeiro
É importante lembrar que desde que a Liberty Media(empresa americana) entrou na F1, aumentou a tendência de transformar os eventos em verdadeiros shows.
Faz décadas que política e interesses fazem parte da f1, mas ultimamente ainda mais. A categoria foi pra países sem tradição nenhuma no esporte. “Pagando bem, que mal tem?” https://www.google.com.br/amp/s/www.autosport.com/f1/news/144827/f1-tracks-too-influenced-by-politics-and-money/amp/
A exemplo, os circuitos noturnos de Cingapura e Abu Dhabi(o país paga U$70milhões anuais pra fechar o calendário, mas emoção na arquibancada não se compra) dão um show de imagens, mas de corrida boa é outra história. Sochi e Shanghai podem entrar no bolo.
Tem pessoas que falam da intenção da Liberty Media de transformar a F1 em uma espécie de Super Bowl. O Circuito das Americas(EUA) por exemplo, tem um show a parte além da corrida, parece um parque de diversões, até com show de artistas pop. O país tem tradição de Nascar, não F1.
(Um projeto de GP em Miami entraria na mesma linha)
Mas aí vem, um GP no Rio faria parte desses interesses? Um circuito ruim mas um evento/show? Vale lembrar o que Tamas disse “autódromo zero bala, com desenho do Hermann Tilke na cidade de Copacabana”. Obviamente o Brasil tem uma imensa tradição em F1, mas vamos ao circuito.
Hermann Tilke:designer de muitos dos circuitos do calendário atual(todos citados até agr).O cara tem sim muito prestígio,mas da pra perceber uma importância maior à arquitetura, grandiosidade e prédios bonitos do que à emoção na pista.
Pelo menos 2 traçados dele vão estar no “5 piores do calendário” de todo mundo.
Chain Bear, canal que faz análises técnicas maravilhosas, debateu isso, e como seria melhor dar mais heterogeneidade aos designers, já que Tilke tem um certo “padrão” que faz a dinâmica das corridas serem iguais.
Então, além de uma calamidade ambiental, o circuito não foi animador pra ninguém. Felipe Massa e Lucas Di Grassi, ex-pilotos de F1 e atuais de FE, tornaram públicas suas opiniões.
Pra quem acompanha automobilismo, não é novidade o fato de novos autódromos estarem deixando de ser motivo de investimento, ao redor do mundo muitas vezes não dão lucro, isso foi levantando pelos pilotos.
Marcelo Courrege está na minha lista de opiniões SIM https://twitter.com/MarceloCourrege/status/1248403756980428800
E olha o patrão! Lewis Hamilton, hexacampeão de f1(muito cedo pra falar hepta?), foi publicamente contra. https://www.google.com.br/amp/s/www.grandepremio.com.br/f1/noticias/por-educacao-e-ambiente-hamilton-e-contra-deodoro-nao-quero-correr-la/amp/
“Eu acho, sinceramente, que tem muito dinheiro envolvido na construção destes circuitos. Já temos um autódromo histórico aqui, não precisa derrubar árvores, destruir mais território" "Não aprovo isso. Temos um país muito bonito aqui, uma floresta importante para o nosso futuro.”
“O dinheiro pode ser direcionado para propósitos melhores, há muito mais coisas que o governo pode fazer com esse dinheiro. Ainda há muita pobreza no Brasil, um país com tanta gente boa e talentosa. Se fosse meu dinheiro, eu colocaria em causas melhores”
Acrescento à opinião do Hamilton da hipocrisia de encherem o peito pra falar de “zerar a pegada de carbono da Formula 1 até 2030” e serem cúmplices desse desmatamento. Não é pra marketing que se compromete com questões ambientais. @F1 https://www.google.com.br/amp/s/amp.formula1.com/en/latest/article.formula-1-announces-plan-to-be-net-zero-carbon-by-2030.5IaX2AZHyy7jqxl6wra6CZ.html
Quanto à opinião pessoal dos “cabeça de gasolina”, não posso dar a minha opinião como sendo a de todos, mas é fácil ver aqui mesmo no twitter o que eles têm a dizer. Alguns exemplos

Os brasileiros constantemente questionam por que não fizeram um circuito integrado no parque olímpico(igual Sochi), que já foi construído em cima de Jacarepaguá, ou a reforma/modernização de Interlagos. Como ta ali em cima, podem existir segundas intenções em Camboatá.
Não da pra deixar se falar dela, linda Interlagos, que apesar de estar incerto uma renovação de contrato ou não, é um dos lugares favoritos de muitos fãs brasileiros. Além da história, o GP traz até hoje corridas incríveis e é a melhor pista pra muitos do MUNDO TODO.
O circuito tem sim seus problemas, que não da pra ignorar, como a questão financeira (antes contornada por Ecclestone) e o fato de ser pequeno, tanto em capacidade, como a extensão da pista. https://oglobo.globo.com/esportes/se-sao-paulo-esta-tao-bem-por-que-nao-paga-f1-23654737
Minha opinião? Se todo o esforço que estão fazendo pra derrubar 180 mil árvores fosse feito pra adequar Interlagos, o problema já estaria resolvido.
Por mais que o Rio tenha feito história com Jacarepaguá, Interlagos tem uma grandeza igual ou até bem maior, além de mais recente. Fazer um novo autódromo, não vai resgatar Jacarepaguá(ainda mais com ESSE circuito), não tem como essa ser uma justificativa. #AutodromoNaFlorestaNão
Acompanhar o que está acontecendo é muito importante, além disso foi feita uma petição que qualquer um pode assinar. Já são quase 200mil assinaturas! #AutodromoNaFlorestaNão https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/Governo_Pela_preservacao_da_Floresta_do_Camboata_Que_o_autodromo_seja_em_outro_lugar/
partes que peguei da audiência, não está mais disponível do youtube https://twitter.com/brgmsch/status/1296819031010312192