No meio do caminho tinha uma pedra.
E no meio do autódromo tem uma floresta.
𖧵 Sobre a Floresta do Camboatá e os movimentos pra sua derrubada.
#AutodrómoNaFlorestaNão
🌳🦜
Nos últimos 2 anos, aumentou a movimentação pra se construir um autódromo no Rio de Janeiro. A maior pauta seria trazer a Formula 1 pra cidade carioca.
Acontece que pra ouvir os V6 híbridos da categoria, antes vão ser ouvidos os motores de motosserras, já que na área escolhida existe uma floresta. “Não faça a Formula 1 soar como uma motossera” argumenta o movimento SOS Floresta do Camboatá.
🌿Floresta Camboatá é pedaço de Mata Atlântica sob controle do exército, no subúrbio de Deodoro no Rio de Janeiro. A área já está 43% desmatada!, deixando a floresta com 1,14 milhões de m² (114ha), que devem ser preservados. No total, são quase 200 campos de futebol em área.
Vista de cima, a floresta é uma mancha verde numa parte cinzenta da cidade. É o único trecho plano de grande porte que resta de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, com cerca de 200mil árvores.
📸 Gustavo Pedro
"Aquela área é única e singular e por isso tem que ser deixada para o futuro da cidade. Ninguém é contra o autódromo, mas ele não vai mudar a economia de fundo do poço em que está o Estado" Haroldo Lima, pesquisador.
"É um local de parada, que a fauna usa como ponto de pouso para transitar entre outros fragmentos de floresta. Com o avanço da cidade, florestas de terras baixas foram quase todas suprimidas.” Pontos de parada são de extrema importância a animais que migram.”
A mancha verde tem também um papel enorme de amenizar o clima da região, já que o entorno é só cimento e a ≠ de temperatura é notável. Quando chove, é o lago de lá que absorve boa parte da água, enquanto o entorno cimentado inunda.
📸Gustavo Pedro
O suposto estudo ambiental que permitiu o projeto ir pra frente, analisou várias áreas e “concluiu” que aquela seria a de menor impacto ambiental, apesar de der a de MAIOR cobertura vegetal. Além, disso não são citadas algumas espécies ameçadas que estão lá.
Reflorestar não vai ensinar os pássaros pra onde eles têm que ir, não vai fazer surgir lá as 20 espécies ameaçadas de estinção, e não vai reestabelecer um ecossistema já concreto.
Nesse texto👆🏻 ele fala como conheceu Felipe Candido, ambientalista que desde 2011 luta pela preservação da floresta, quando o encontrou na frente da Câmara dos Vereadores discursando para poucas pessoas.
“Hoje, a caminho daqui, dois militares à paisana me abordaram e disseram, em tom de ameaça, que eu parasse de dar entrevistas sobre a Floresta do Camboatá”
“Aquela área é considerada uma joia pelo Jardim Botânico e está assim porque o Exército a manteve preservada até hoje. Mas esse mesmo Exército, que jurou proteger nossas riquezas, atua agora como uma empresa privada, para beneficiar o consórcio fraudulento daquele JR Pereira.”
Ele comanda o Movimento SOS Floresta do Camboatá, criou uma página no facebook já em 2011, além de comandar uma rádio comunitária a respeito. https://m.facebook.com/FlorestaDoCamboata/
Mais recentemente, eles vieram pro twitter também ✔️ @sosfloresta
O Jacarandá da Bahia, espécie ameaçada de extinção, é encontrado lá.
Essas coisinhas fofas, mão-pelada, quase que um “guaxinim brasileiro”(posso falar isso?) também marcam presença.
Saíra-sapucaia e Saí-de-pernas-pretas são aves que utilizam a floresta para migração.
Essas fotos foram tiradas lá mesmo no Camboatá. Casal de periquitos-rei e tiê-sangue.
📸Gustavo Pedro
“Vi cobra, camaleão, gambá, preguiça, tatu, carcará, papagaio, falcão-peregrino, pica-pau, coruja, tucano… E agora os caras querem vir com uma retroescavadeira e botar tudo abaixo.”
“Chamo isso de holocausto ambiental.”
Mas por que e qual a motivavação pra causar tanto estrago sem a real necessidade?
É aí que as coisas ficam mais complexas e com mais cara de Brasil. Vale a pena se informar a respeito, é o mínimo que podemos fazer. Sempre defendi isso, até mais que assinar petições.
O ministro dos esportes da época disse“achei estranho quando anunciaram,neste ano(2019),a construção de um novo autódromo. Se o nosso,que preservava a maior parte da floresta, não foi aprovado, como outro, q ñ preserva quase nada,vai ser?Parece que o deles vai terraplanar tudo.”
📸2011x2019
A outra etapa da história do autódromo começou em 2017, governo de Marcelo Crivella, que convocou empresas para a construção. O STF tinha proibido o estado a fazer isso, mas não a prefeitura, e não uma parceria público privada. Então lá vai Crivella.
*Uma Parceria Público-Privada é um contrato de concessão do estado a uma empresa pra fazer algum serviço. Pra otimizar isso é estabelecida concorrência de empresas, pra escolher o melhor custo benefício* na teoria
Acontece que a RM tem um capital social de 100k reais,e prestaria um serviço no valor de R$697milhões(o edital exigia um capital social de ao menos 10% do valor da obra, 69milhões). De onde viria tanto dinheiro? “Segredo, tenho uma receita de bolo que não abro para ninguém”.
JR Pereira, presidente da empresa, também é sócio da Crown Assessoria, que ajudou a fazer o edital. A empresa foi a segunda maior fonte de recursos ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares (condenado por corrupção no Mensalão). JR tbm foi citado na CPMI dos Correios.
🤢🤢 https://twitter.com/riomotorsports/status/1288117143620337671?s=21
Vêm então as suspeitas de improbidade administrativa e investigações que existem até hoje. Mas por que querem tanto fazer isso? Um autódromo vale tanto a pena?
Aqui entra uma parte bem interessante daquela matéria do Roberto Kaz. Ele ouviu Tamas Rohonyi (promotor do GP Brasil de F1) que explicou como a situação contratual com a Liberty está financeiramente, com a empresa querendo aumentar a taxa$ pra Interlagos e as negociações.
“Mas aí vem esse Seu Pereira, que eu não conheço, e se oferece para pagar 35 milhões de dólares”. “O cara promete um autódromo zero bala, com desenho do Hermann Tilke na cidade que tem Copacabana. É irrecusável. Eu, se fosse o Chase Carey, também aceitaria.”
🛑Rohonyi falou que na licitação o ganhador torna-se proprietário de 41,7% do Camboatá. “Ou seja: eles vão construir um ‘’’autódromo’’’na área que pertence à União e usar aqueles 41,7% do terreno para erguer apartamentos.”
“Se o Seu Pereira conseguir colocar de pé o que promete, parabéns. Não acho ruim a Fórmula 1 voltar ao Rio. Acho ruim vender ilusão.”
JR Pereira: “Tem o pensamento de erguer prédios para o Exército? Tem, não vou mentir”.🛑
Em junho do ano passado, o chefe da Liberty Media(Chase Carey), responsável pelos eventos de F1, esteve em uma coletiva em Brasília, com o gov. do Rio e o presidente. 👉🏻Witzel, Jair Bolsonaro, Carey, Flávio Bolsonaro(?)👉🏻
Bolsonaro também teve uma reunião com JR Pereira.(aqui os dois juntos)
Bastante interesse político, e nos 3 níveis de governo.. Inicialmente o obra já deveria estar acontecendo e o projeto pronto nesse ano para “receber o evento em 2021”. 🇧🇷
O ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, já tinha dito ano passado “Todo mundo sabe que não vai ter GP no Rio, é algo apenas político”
Ecclestone, que é casado com uma brasileira e passou a quarentena no interior de SP, foi muito importante nas negociações brasileiras de Interlagos. "O grande problema é que os americanos não entendem a situação. Para negociar com o Brasil, é preciso conhecer o Brasil."
*a imagem da matéria é a de 2011, mancada do G1
Em março aconteceria uma audiência pública mas foi adiada devido à pandemia.
Foi então trocada por uma virtual, apesar de resistência.
Mas o MP do Rio cancelou. Eles ficaram bravinhos😞 https://twitter.com/riomotorsports/status/1266387577793363968?s=21
Entretanto essa situação foi revertida pelo ministro Toffoli do STF, o que abre caminho pra derrubada da floresta. Era pra ter acontecido na última sexta(7/08) mas por “problemas técnicos” não aconteceu.
A SOS Floresta se manifestou a respeito.
Mudaram o link de última hora, no primeiro link cerca de 500 pessoas esperando. A transmissão foi cancelada, mas eles já estavam lá ao redor de uma mesa. https://twitter.com/andretrig/status/1291863023121051655?s=21
Foi então remarcada pra essa quarta(12/08)!!!
Essa audiência é obrigatória por lei, e nela vai ser apresentado o Estudo de Impacto Ambiental, que depende de aprovação. Um passo muito importante no processo. Algumas pessoas podem participar pelo zoom mas dependem de aprovação.
De qualquer maneira, um link público do youtube vai ser divulgado. Qualquer um com interesse na preservação da floresta pode assistir, e isso é muito importante.
🚦Dá pra ver que apesar do projeto do autódromo ser capaz de comportar várias categorias, é a Formula 1 que quase sempre ta em pauta. Mas então vamos pro mundo do automobilismo, o que acham os fãs, os pilotos? E as análises mais técnicas?
O primeiro contato com essa notícia já foi, pra muita gente, de dúvida e ceticismo. No Brasil geralmente as coisas não dão certo. Fora do país, por exemplo, quase ninguém sequer sabe do suposto autódromo do Rio de Janeiro
É importante lembrar que desde que a Liberty Media(empresa americana) entrou na F1, aumentou a tendência de transformar os eventos em verdadeiros shows.
A exemplo, os circuitos noturnos de Cingapura e Abu Dhabi(o país paga U$70milhões anuais pra fechar o calendário, mas emoção na arquibancada não se compra) dão um show de imagens, mas de corrida boa é outra história. Sochi e Shanghai podem entrar no bolo.
Tem pessoas que falam da intenção da Liberty Media de transformar a F1 em uma espécie de Super Bowl. O Circuito das Americas(EUA) por exemplo, tem um show a parte além da corrida, parece um parque de diversões, até com show de artistas pop. O país tem tradição de Nascar, não F1.
(Um projeto de GP em Miami entraria na mesma linha)
Mas aí vem, um GP no Rio faria parte desses interesses? Um circuito ruim mas um evento/show? Vale lembrar o que Tamas disse “autódromo zero bala, com desenho do Hermann Tilke na cidade de Copacabana”. Obviamente o Brasil tem uma imensa tradição em F1, mas vamos ao circuito.
Hermann Tilke:designer de muitos dos circuitos do calendário atual(todos citados até agr).O cara tem sim muito prestígio,mas da pra perceber uma importância maior à arquitetura, grandiosidade e prédios bonitos do que à emoção na pista.
Pelo menos 2 traçados dele vão estar no “5 piores do calendário” de todo mundo.
Chain Bear, canal que faz análises técnicas maravilhosas, debateu isso, e como seria melhor dar mais heterogeneidade aos designers, já que Tilke tem um certo “padrão” que faz a dinâmica das corridas serem iguais.
Um “side by side” que precisa ser feito: aqui estão Bahrain x Shangai x projeto do Rio
Então, além de uma calamidade ambiental, o circuito não foi animador pra ninguém. Felipe Massa e Lucas Di Grassi, ex-pilotos de F1 e atuais de FE, tornaram públicas suas opiniões.
. https://twitter.com/MassaFelipe19/status/1146775847212396544
. https://twitter.com/LucasdiGrassi/status/1143582541112369153
Pra quem acompanha automobilismo, não é novidade o fato de novos autódromos estarem deixando de ser motivo de investimento, ao redor do mundo muitas vezes não dão lucro, isso foi levantando pelos pilotos.
Marcelo Courrege está na minha lista de opiniões SIM https://twitter.com/MarceloCourrege/status/1248403756980428800
“Eu acho, sinceramente, que tem muito dinheiro envolvido na construção destes circuitos. Já temos um autódromo histórico aqui, não precisa derrubar árvores, destruir mais território" "Não aprovo isso. Temos um país muito bonito aqui, uma floresta importante para o nosso futuro.”
“O dinheiro pode ser direcionado para propósitos melhores, há muito mais coisas que o governo pode fazer com esse dinheiro. Ainda há muita pobreza no Brasil, um país com tanta gente boa e talentosa. Se fosse meu dinheiro, eu colocaria em causas melhores”
Quanto à opinião pessoal dos “cabeça de gasolina”, não posso dar a minha opinião como sendo a de todos, mas é fácil ver aqui mesmo no twitter o que eles têm a dizer. Alguns exemplos👇🏻
. https://twitter.com/ruimwilliams/status/1291854356430626816
. https://twitter.com/f1dp_/status/1291855943882473474
. https://twitter.com/Massinhadesapos/status/1194645900502667264
Os brasileiros constantemente questionam por que não fizeram um circuito integrado no parque olímpico(igual Sochi), que já foi construído em cima de Jacarepaguá, ou a reforma/modernização de Interlagos. Como ta ali em cima, podem existir segundas intenções em Camboatá.
Não da pra deixar se falar dela, linda Interlagos, que apesar de estar incerto uma renovação de contrato ou não, é um dos lugares favoritos de muitos fãs brasileiros. Além da história, o GP traz até hoje corridas incríveis e é a melhor pista pra muitos do MUNDO TODO.
Minha opinião? Se todo o esforço que estão fazendo pra derrubar 180 mil árvores fosse feito pra adequar Interlagos, o problema já estaria resolvido.
Por mais que o Rio tenha feito história com Jacarepaguá, Interlagos tem uma grandeza igual ou até bem maior, além de mais recente. Fazer um novo autódromo, não vai resgatar Jacarepaguá(ainda mais com ESSE circuito), não tem como essa ser uma justificativa. #AutodromoNaFlorestaNão
partes que peguei da audiência, não está mais disponível do youtube https://twitter.com/brgmsch/status/1296819031010312192
You can follow @brgmsch.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: