Algo que não tinha me ocorrido, mas explica muita coisa. A diferença de letalidade entre a COVID-19 (até 1%) e a SARS (mais de 10%) pode estar em onde a infecção acontece, não tanto no vírus em si. Segue um pequeno fio sobre a patologia do SARS-CoV-2.
Uma grande diferença pro SARS-CoV-2, esse inferno de agora, e o SARS-CoV-1, que causa a SARS, tá em qual parte do corpo afetam. O vírus da SARS infectava só o pulmão, não consegue infectar a garganta. Então se transmite depois de sintomas pq a infecção demora + e é bem letal.
O novo coronavírus infecta bem a garganta E o pulmão. Na garganta, vai rapidinho pra saliva e já é transmitido daí, antes do sintomas. Por isso se espalhou tão rápido. E nem sempre cai no pulmão. Mas entre as pessoas que infecta o pulmão, talvez seja tão letal como a SARS.
A diferença de mortalidade estaria em onde ele infecta. Se for só vias superiores, tira olfato e tal, transmite rápido, mas vai embora sem tantos problemas. Se for no pulmão, causa a pneumonia grave e debilita muito mais. Isso explicaria bem a diferença entre os dois.
Sobre o que faz a infecção acontecer no pulmão ou não, pode ter a ver com a dose de vírus e a via de exposição, contato ou doses menores (protegidas pela máscara) ficariam nas vias superiores. E pode ter a ver com a imunidade. É o que tão estudando pra saber.
You can follow @oatila.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: