[THREAD] Muitas são as perguntas sobre qual seria o novo técnico ideal para o Flamengo, e então resolvi fazer um apanhado sobre as principais características de alguns deles. Não só sobre os que são especulados, mas também sobre os que mais me agradam. Espero que isso os ajudem.
Leonardo Jardim trabalha muito o potencial de seus jogadores em prol da equipe. Treina insistentemente algumas jogadas para que elas tenha eficiência. A verticalidade é constante e a intensidade, inegociável. Suas equipes se adaptam bem às mais diversas condições de jogo.
Jardim exige um comprometimento total de seus jogadores com o jogo – o que para ele significa respeito com o próprio jogo. Daí a necessidade de uma excelente condição física de seus atletas, sobretudo quando o contragolpe for acionado e também no cerco ao portador da bola.
Marcação é alta e asfixiante, dificultando a saída limpa do fundo pelos rivais. Ideia passa muito também por encaixotar o rival em pedaços específicos do campo de maneira a que o cerco defensivo não apenas retome a bola, mas tenha alternativas para a linha de passe na progressão.
A saída é limpa, com um volante recuando para auxiliar, enquanto laterais abrem o campo, gerando amplitude e alternativas para o passe. No Flamengo, Jardim teria um elenco recheado de alternativas para as principais ações que ele gosta que seus comandados busquem nas partidas.
As equipes de Marcelino Garcia Toral atuam preferencialmente no 4-4-2, com duas linhas bem compactas e transições bem rápidas para o campo de ataque. Ideia é chegar à área do rival o mais breve possível, de forma a surpreender a zaga. Na frente, não raro atuam dois atacantes.
Marcelino entende que o 4-4-2 exige ações menos complexas dos jogadores, o que favorece o coletivo já que os erros são menos constantes. Mas a coisa depende bem das alternativas no elenco. Marcelino é perito em se acomodar às equipes em que chega, e eleva o que elas têm de melhor
Impressiona em Gabriel Heinze não apenas seus triunfos, mas também a qualidade de como eles são construídos. Futebol que encanta pela beleza e geralmente alegra pelo resultado final. O "Gringo" escancara aquela mentira de que futebol competitivo não pode e não deve ser bonito.
As ideias de Heinze são tantas que chocariam a mtos no BR. Alguns não conseguiriam alcançar sequer o pontapé inicial dessas ideias. Na cartilha, trânsito p/o ataque,marcação alta e sem sofrer contra-ataque, como aprisionar equipes até equipes gigantes em seus campos de defesa etc
Matías Almeyda. Muito mais do que um treinador, alguém com olhar panorâmico para o clube que defende – agora, o Quakes, da MLS. Suporta toda a pressão que recebe e se transforma num escudo para seus atletas, deixando-os prontos para jogar com ofensividade e coragem.
Trabalho de Almeyda, no Chivas, foi brilhante por sua capacidade de lidar com problemas; resolveu vários, equacionou outros, mas sobretudo soube sair campeão em um dos clubes mais complexo das Américas. Talvez o melhor nome para o Fla, mas cairia como luva em muitos outros tbém.
Almeyda é feliz com o que tem. Só pede reforços quando não encontra um perfil adequado no elenco para determinadas funções – e após não encontrá-lo também na base. Parte dos treinamentos é dedicada a trabalhar as limitações dos jogadores e o desenvolvimento de seus potenciais.
Almeyda é da escola de Bielsa. Toque refinado é uma marca; persistência pelos resultados é outra, mas sempre acompanhada do belo futebol. E, na cabeça dos torcedores, a marca q fica mesmo gravada é a do encontro de soluções em campo para problemas quase impossíveis de se revolver
You can follow @jozanovalis.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: