Um disco que sempre indico para quem quer começar a escutar samba: De pé no chão, da Beth Carvalho. LP de 1978 que considero um dos mais importantes da história da música brasileira. Por quê? Segue o fio. (+)
Beth foi levada, em 1977, ao Cacique de Ramos por Alcir Portela, jogador de futebol do Vasco da Gama. Ali rolava, todas as quartas, pelada, churrasco e samba. Beth se apaixonou de imediato pelos sambas que ouviu e pela inusitada formação instrumental da roda (+).
Era uma coisa de louco o que a turma fazia. Ubirany tocava um instrumento que tinha inventado: um repique fechado em um dos lados, alternando batidas com a palma da mão e com um anel no instrumento. Era o o repique-de-mão. (+)
Almir Guineto adaptou o corpo do banjo, instrumento da música folk norte-americana, ao braço do cavaquinho, afinando em ré-sol-si-ré. Além da qualidade do som, a armação reforçada do banjo reduzia o risco de rompimento de cordas. (+)
Sereno fazia a marcação batendo uma tambora em cima, e não entre as pernas. É o tantã, instrumento com o diâmetro variável: os mais usados são de 12″, conhecidos como rebolo, tantã de corte ou tantanzinho, e o de 14″, que possui um som mais grave como o do surdo. (+)
A ideia de Sereno foi exatamente a de usar o tantã como substituto do surdo de marcação. Ao invés das baquetas mais tradicionais, os instrumentos de percussão eram tocados diretamente com as mãos, como tambores da macumba carioca. (+)
Impactada com o que viu, Beth Carvalho gravou o seminal LP “De pé no chão”, em 1978. É um tratado da história do samba. A mistura entre sambas da Velha Guarda e da turma caciqueana deu certo e tomou conta do Brasil. (+)
E aqui vai o De pé no chão. Um dos Lps mais importantes da imensa história do samba, a maior e mais bonita aventura civilizatória brasileira.
You can follow @simas_luiz.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: