1/6
O vice-presidente @GeneralMourao usou agora no @SenadoFederal um gráfico deturpado do DETER para defender que a operação Verde Brasil 2 reduziu o desmatamento na Amazônia. Segue print da apresentação onde ele circula o que seriam os meses de julho de 2019 e julho de 2020.
2/6
Pela imagem apresentada por Mourão, vemos que em 2019 há uma concentração maior de avisos de desmatamento. Mas a Amazônia sofre mais com degradação na seca, que começa em junho. Por isso precisamos usar os mesmos meses em diferentes anos para termos uma boa comparação.
3/6
Se vocês forem no Terra Brasilis, portal do INPE que apresenta um painel de avisos de desmatamento do DETER, é fácil perceber que não existem dados de julho de 2020. O que Mourão compara são os meses de agosto de 2019 e junho de 2020.
http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/dashboard/alerts/legal/amazon/daily/#
6/6
O gráfico com informações deturpadas pelo @GeneralMourao está no vídeo abaixo, a partir do minuto 35'00" da apresentação dele no @SenadoFederal.
OBS: Se alguém ficou com dificuldade para visualizar o gráfico do Terras Brasilis, que mostra claramente que ainda não há dados do DETER sobre desmatamento em julho de 2020, ao contrário do que disse @GeneralMourao no @SenadoFederal, seguem dois prints para tirar qualquer dúvida.
Segue vídeo do momento em que o @GeneralMourao deturpa dados do DETER para inventar que a operação Verde Brasil 2 reduziu o desmatamento na Amazônia em julho.
You can follow @hyurypotter.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: