— Qual vontade? Qual momento?
No último 4 de julho, a independência dos Estados Unidos chegou ao 244º aniversário.
A lista de convidados, contudo, deveria ter chamado mais atenção: além do presidente e do embaixador, sorriram para fotos as pessoas de Lorenzo Harris, Luiz Eduardo Ramos, Fernando Azevedo e Silva, Walter Braga Netto, Flávio Viana Rocha, Ernesto Araújo e Eduardo Bolsonaro.
Dando cargos aos bois, estavam lá o adido de Defesa dos EUA, três generais que respondem pela Secretaria de Governo, Defesa e Casa Civil brasileiras, um almirante que atua como secretário especial de Assuntos Estratégicos, um chanceler abilolado das ideias...
Logo em seguida, contudo, é possível compreender o que é dito nas entrelinhas. Quando começam os cortes, Bolsonaro relatava que “tava vendo, estudando em fim de semana aqui como é que o serviço chinês, secreto, trabalha nos Estados Unidos“.
Ao término de um primeiro trecho picotado, o presidente diz que “em alguns ministérios tem gente deles plantado aqui dentro“. Após outras duas supressões, Bolsonaro finaliza o raciocínio em óbvia menção à China:..
"Precisamos deles pra vender? Sim. Eles precisam também de nós. Porque se não precisassem não estariam comprando a soja da gente não. Precisam. E é um negócio, pô."
Mas logo o discurso passa a fazer menção velada aos Estados Unidos:
“E devemos aliar com quem tem umas… Alguma afinidade conosco. Pra gente poder faz… Fazer valer a nossa vontade naquele momento. Não adianta se esconder aqui, depois tem um problema, daí liga pro tio, ‘Ô, tio’. Vou falar: ‘Pô, cara, você me ignorou até hoje..."
"...Você só não me chamou de imperialista, igual a esquerdalha e o FHC falavam no passado, no resto… Agora não dá mais’. Então essa é a preocupação que temos que ter. Então essa é a preocupação que temos que ter. A questão estratégica, que não estamos tendo.”
Vale aqui o destaque ao trecho:

“Pra gente fazer valer a nossa vontade naquele momento“.
Qual vontade? Qual momento?
Houve um momento em que, para fazer valer a própria vontade, as Forças Armadas brasileiras se aliaram estrategicamente ao Tio Sam.
E isso está registrado em O Dia que Durou 21 Anos, documentário lançado em 2012 por Camilo Tavares. O filme narra a importância de Lincoln Gordon, então embaixador americano no Brasil, no suporte às movimentações que resultariam no golpe militar de 1964. https://www.imdb.com/title/tt2634236/
Nos relatórios do embaixador, a prometida reforma agrária de João Goulart teria potencial para transformar o Brasil em uma nova Cuba; e a nacionalização de duas companhias americanas por Leonel Brizola, então governador gaúcho, era classificada de “inaceitável“.
Em uma gravação, Gordon sugere a John Kennedy que Goulart seja afastado. Com a autorização do presidente americano, o embaixador busca financiar opositores que trabalhem narrativas para que a opinião pública apoie um golpe. O trabalho prossegue mesmo após Lyndon Johnson assumir.
No que Goulart protagoniza em 13 de março de 1964 um gigantesco ato pelo que chamava de “Reformas de Base”, os militares dizem temer que o Brasil se transforme numa ditadura comunista.
Neste ponto, ganha importância o papel de Vernon Walters, adido militar responsável pela escolha de Castelo Branco como líder dos golpistas.
No 31 de março, a pedido de Gordon, a “Operação Brother Sam” levou ao litoral de Santos toneladas de armas, petroleiros, caças, 50 helicópteros, um porta-aviões, seis destróieres, um encouraçado, um navio com tropas, e 25 aviões para material bélico.
https://history.state.gov/historicaldocuments/frus1964-68v31/d198
Tudo isso serviria de apoio para caso, em terra, os 6 mil homens de Mourão Filho, general do 4º Exército Brasileiro, enfrentassem dificuldades. Afinal, a própria CIA antevia que a “revolução” não teria um “desfecho rápido”, e seria “sangrenta“.
https://web.archive.org/web/20140527112656/http://lcweb2.loc.gov/cgi-bin/query/r?frd/cstdy:@field(DOCID+br0025)
Mas, quando Mourão Filho chegou ao Rio de Janeiro na manhã de 1º de abril, não havia qualquer resistência.
Pelo contrário, os mineiros ganharam o reforço do 1º Exército, e marcharam juntos até a recepção de Carlos Lacerda, governador da Guanabara que liberaria o estádio do Maracanã como base para os golpistas.
Na prática, a “Operação Brother Sam” só serviu para queimar combustível. No dia seguinte, ainda com Jango no país, os Estados Unidos atenderam as sugestões do embaixador Gordon.
E, legitimando o golpe, reconheceram o novo governo brasileiro, então aos cuidados de Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara.
Nove dias depois, com 361 dos 475 votos possíveis, Castelo Branco, o mesmo general escolhido por Walters como líder do movimento golpista, foi eleito o novo presidente da República pelo Congresso Nacional.
“Esse é o tipo de coisa que a CIA e o governo americano fazem em países como o Brasil. Eles buscavam os oficiais militares dos quais gostavam, aqueles com quem podiam conversar. Faziam dossiês dos militares que eram pró EUA. E escolhiam assim os futuros conspiradores.“
As aspas são de Peter Kornbluh, diretor da National Security Archive’s, ONG americana que desde 1985 mergulha fundo nos documentos secretos dos Estados Unidos. Elas aparecem no terço final de “O Dia que Durou 21 Anos”, o tal documentário lançado ainda em 2012.
No último 4 de julho, o presidente brasileiro se reuniu com um embaixador e um adido de Defesa dos EUA, três generais, um almirante, um chanceler e um deputado federal que, há menos de dois meses, dizia:
As aspas golpistas do terceiro filho vieram ao mundo após Bolsonaro, em reunião ministerial, garantir que a aliança com os Estados Unidos seria estratégica “pra gente fazer valer a nossa vontade naquele momento“.
Mas até isso causa estranheza. Em Brasília, não faltava fonte que, em off, garantia que o presidente da República fora infectado pelo novo coronavírus ainda em março.
Que Jair Bolsonaro deixe de lado qualquer convite de embaixada, e aproveite a agenda livre para cuidar da própria saúde. Ou, no máximo, elabore respostas para questões que nem chegaram a ser feitas a ele: Qual vontade? Qual momento?
E, se quiser receber atualizações do projeto por e-mail, cadastre-se em nossa newsletter.
https://mailchi.mp/987c3cebb1b9/jornalismo-arte
You can follow @apyus.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: