Tô a algumas semanas encafifado com o aumento de casos e o número de mortes constante no Brasil pelas últimas semanas. Entendo o tratamento médico salvar cada vez mais vidas, mas mesmo assim os números não batem. Segue um fio do que acho que explica melhor.
Estamos com uma média em torno de 1000 mortes diárias por COVID desde o fim de maio. Mas de lá para cá o número de casos diários continua aumentando, já mais do que dobrou. Disputamos o maior número de casos diários com os EUA. Mas esses são os números totais do país.
Olhando por estado, fica bem diferente. Os gráficos a seguir são do MonitoraCOVID-19 da Fiocruz e deixam acompanhar a progressão de casos por estado. Os números de mortes são constantes desde maio, mas os estados onde as pessoas morrem mudaram bastante.
São Paulo é o estado com mais mortes desde sempre, mas outros variaram bastante e tão caindo. Primeiro Amazonas, depois Pernambuco, Pará, Ceará e Rio de Janeiro. Mas comparando com a curva de casos de São Paulo, fica claro que muitos não tavam fazendo testes.
O Rio de Janeiro, por exemplo, chegou a ter o mesmo número de mortes por dia que Sp no fim de março. Mas registravam muito menos casos. Ou seja, o Rio testava muito pouco e só via mortos. O mesmo pode acontecer no Pará, que teve muitas mortes mas poucos casos.
Em termos proporcionais, o que aconteceu no Rio e estados do Norte é terrível, pra terem um número de mortes próximo de SP com uma população bem menor. Isso fica evidente pelo teste de anticorpos. alguns lugares chegaram a quase 30% da população infectada.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/06/22/crivella-apresenta-os-primeiros-resultados-de-pesquisa-de-prevalencia-da-covid-19-nas-comunidades.ghtml
Por baixo da estabilidade de mortes, temos a queda em alguns estados e o aumento em outros. Agora, aumentam estados que testam proporcionalmente mais do que AM, PA ou RJ testavam. Nesses, se acompanhava só os óbitos. A curva de casos foi muito, muito mais alta do que vimos.
Agora dá pra ver que os estados que registram aumento de mortes também registram aumento de casos, como Espírito Santo, Minas, Paraná, Rio Grande do Norte e por aí vai. Então vemos melhor os casos.
Ou seja, tivemos muito mais casos até maio e só vimos mortes. Provavelmente já estávamos no patamar de 40-50 mil casos "registráveis" por dia há muito tempo, mas sem testes pra ver isso. Extrapolando pela mortalidade, 1 mês com mil mortes dia é 1 mês com 100 mil casos dia.
Desconfio que se tivéssemos testado, teríamos muito mais casos em maio e de lá para um número de casos diários constantes ou até em declínio como nos EUA até reabrirem. E agora que finalmente estamos testando, temos uma noção melhor dos casos. E reabrimos, então vão aumentar.
Falando de COVID sempre com apoio do @iserrapilheira :)
E esqueci de linkar o MonitoraCovid-19:
https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/ 
You can follow @oatila.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: