O ministro Decotelli apresentava um doutorado na Universidade Nacional de Rosário, que nunca concluiu. Decotelli foi co-criador, com Paulo Guedes, do primeiro MBA do Brasil, no Ibmec. Mas o currículo não explicava que ele teve a tese reprovada. E mais comum do que parece.
Em ordem decrescente, vou mostrar no Brasil, ser, digamos, impreciso no currículo é uma grande instituição, e faz tempo. O ministro Ricardo Salles ostentava, ou não desmentia, um mestrado em direito público em Yale. Nunca fez. Diz ele que foi um erro da assessoria.
No ano passado, Wilson Witzel foi aprovado na tese de doutorado em ciência política na UFF. Escreveu a tese já governador, e defendeu semanas depois da qualificação, uma prodígio. No Lattes, antes disso, ele informava um sanduíche em Harvard. Mas nunca participou da seleção.
A ministra Damares Alves não desmentia quando era apresentada em igrejas como doutora e mestra. O doutora era de doutora adevogada, por supuesto. Sobre o mestrado em educação, explicou: "nas igrejas cristãs é chamado mestre todo aquele que é dedicado ao ensino bíblico"
Não é uma novidade deste governo. Dilma Rousseff, colocou, na campanha para presidente, a informação de um mestrado e um doutorado na Unicamp. Ela realmente cursou os dois. Mas não entregou nem dissertação, nem tese. Fez as matérias, mas já ministra, não foi à banca do doc.
Dilma é o caso mais conhecido. Elio Gaspari até hoje a chama de doutora por causa da... imprecisão. Mas não foi a única candidata a presidente, nem o único petista.
José Serra também teve biografia constando como engenheiro pela Poli-USP, o que foi atacado por Aloizio Mercadante. Ele explicou, e é bem crível, que todos sabem que jamais concluiu os estudos na Poli, porque se exilou antes. Mas fez mestrado na Universidade de Chile.
Serra de fato também fez outro mestrado em Economia em Cornell, onde também obteve PhD. Ou seja: tá limpo na polêmica dos diplomas.
Mas o próprio Mercadante por vezes era apresentado como doutor em Economia pela Unicamp. Fez mesmo o curso. Lá, aliás, teria sido aluno do próprio Serra. Mas a tese de Mercadante atrasou.
Mercadante ficou 12 anos longe dos livros. Voltou à Unicamp só para defender o doutorado, numa tese sobre o governo Lula, que nem existia quando ele fez as matérias, é claro. Já indicado Ministro de Ciência e Tecnologia de Dilma, ele foi aprovado. Depois seria ministro no MEC.
Mas, como dizem os advogados, senhores, HÁ MAIS! Marcelo Crivella também foi anunciado como doutor em engenharia civil pela Universidade de Pretória, na África do Sul. A faculdade não confirmou, e Crivella se corrigiu: erro de tradução trocou o master degree por doutorado...
Também no Rio, o candidato a prefeito de Eduardo Paes na eleição passada, Pedro Paulo, chegou a menciona o mestrado em economia regional pela UFF. Confrontado, explicou: ele fez os créditos, mas também não apresentou a dissertação.
Também tem isso onde? No STF! Quando foi sabatinada pelo STF, vinha no currículo de Cármen Lúcia um doutorado em Direito do Estado pela USP. Ela fez? Sim, orientada por Dalmo Dallari. Mas, adivinhem: não entregou a tese. Passou depois a desmentir em entrevistas que era doutora
Para acabar, por enquanto, ainda teve outro ministro do STF: Cezar Peluso. Na sabatina, seu currículo também falava do doutorado em processo na USP, orientado por Alfredo Buzaid. Acontece que ele fez os créditos mas também não entregou a tese.
No caso de Peluso, as informações foram corrigidas no site do STF. Bem, se o orientador era o Buzaid, talvez fosse melhor não apresentar nada mesmo...
escrevi meio rápido e tem uns errinhos de português aí, mas acho que dá pra entender:
no tweet 1: "É mais comum"*,
no 2, "como, no Brasil,"*
no 3, "um prodígio"*.
Acho que também cabe contar sobre o doutorado de Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro. Ele ganhou bolsa para fazer o curso no MIT. Nunca defendeu a tese e respondeu a processo no TCU sobre o caso. Mas não sei se essa informação já foi dada de forma imprecisa em algum lugar.
You can follow @andreeler.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: