1) Vou arriscar uma thread aqui, sigam o fio. Vamos entrar na mente do juiz?

"As medidas de isolamento e quarentena são necessárias para conter a pandemia do coronavírus e salvar vidas"
- Sérgio Moro

(+)
2) Esta declaração foi feita como se fosse uma verdade inquestionável. Vamos listar alguns fatos:

- Não é possível concluir isso por lógica direta
- Moro não se baseou em nenhum dado estatístico ou experimento para chegar à essa conclusão
- Moro não é especialista no assunto
(+)
3) Mas como ele pode fazer uma afirmação dessas com tanta convicção? A resposta é: Ele confia cegamente nas opiniões dos especialistas. Apenas isso. Ele não analisou o mérito da questão em nenhum momento. Apenas confiou em uma suposta "credibilidade" estabelecida.(+)
4) Esse modo de pensamento é encontrado com frequencia nos ditos "isentões" ou progressistas. Currículo é argumento, qualquer conclusão lógica fica em segundo plano. Mas eles dizem que estão se baseando na "ciência". Vamos ver:(+)
5) Quem diz que esse tipo de mentalidade está de acordo com a ciência está MENTINDO para você. Ciência é exatamente o oposto disso. O método científico procura testar hipóteses e estabelecer leis baseadas em dados da realidade e experimentos do mundo real.(+)
6) Ou então em conclusões lógicas e matemáticas em cima de leis pré-existentes. Se alguém te diz que credibilidade importa mais do que argumentação lógica, essa pessoa está se baseando em qualquer coisa, menos ciência.(+)
7) Mas aí o isentão diz: "Não sou cientista, logo sou obrigado a me basear na opinião de quem é especialista". Justo. Mas nesse caso, pelo menos assegure-se de estar ouvindo a um resultado baseado na realidade e não a uma opinião.(+)
8) Confunde-se muito as duas coisas: a opinião de um cientista não é necessáriamente um fato científico! Esse tipo de "corrupção do pensamento científico" está levando à instrumentalização da ciência para causas políticas.(+)
9) Veja que a opinião dos "especialistas" é baseada na opinião da OMS, que não é baseada em trabalho científico nenhum. Uma rápida pesquisa no Google Scholar mostra que não existe nenhum trabalho científico conclusivo sobre o assunto.(+)
10) Em resumo: Científicamente falando, o isolamento social é um palpite até o momento. Palpite esse validado como verdade científica pela OMS, assimilado pelos "especialistas" ao redor do mundo e repetido como verdade por pessoas incapazes de questionar uma "carteirada". (fim)
Agora fica a questão: como chamar esse tipo de pensamento que valoriza as "carteiradas" mais do que raciocínio lógico ou mesmo o método científico? Positivista? Tecnocrata? Touperice? @opropriopontes @silviogrimaldo
You can follow @engbadass.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: