Revolução Gloriosa. Revolução Americana. Revolução Francesa. Essa última, ao contrário das outras duas, não presenteou o mundo com democracia. Não... Ela nos deu os conceitos de direita e esquerda, além de Napoleão. Sem querer presenteou-nos com o Brasil, como todos sabem.
A democracia, depois de mais de dois mil anos sem existir em nenhum lugar da civilização, ressurgiu através da Revolução Gloriosa e da Revolução Americana, nessa ordem. Uma dica para quem gosta de entender democracia e política. Estudem esses três momentos com atenção.
A forma que cada um escolheu de enfrentar o problema mudou tudo. Os americanos, franceses e ingleses tinham o mesmo desafio: deixar de servir um senhor. O processo americano tinha homens comuns que se dedicaram a pensar o tempo todo como evitar que o poder ficasse concentrado.
O resultado foi a constituição e a federação. Destaco: obras-primas da humanidade. O processo inglês tinha homens comuns que se dedicaram a pensar o tempo todo como evitar que o poder ficasse concentrado. O resultado foi a monarquia constitucional e o parlamento.
Esses dois mecanismos funcionam desde 1689 e 1789 até hoje. Acho isso simplesmente incrível. Houve mudanças para adaptar as criações humanas as transformações sociais.
O processo francês tinha homens comuns que se dedicaram a pensar o tempo todo como evitar que o poder ficasse concentrado numa só pessoa, mas se especializaram a usar guilhotinas entre si para resolver suas pendências.
O processo iniciado em 1789, ao contrário do que defendia Dugald Stewart, terminou em 1799 como previu Edmund Burke. Cortaram tantas cabeças que trocaram um rei por um imperador.
A democracia é um sistema muito complexo, entendido por poucos e atacado por muitos. Vários o fazem usando seu nome. Em resumo é o governo de qualquer um onde ninguém serve a um senhor. Os atenienses inventaram. Os ingleses o reinventaram. Os americanos o expandiram.
Até o XIX, eram só esses três povos que tinham experimentado o regime democrático. Os brasileiros mesmo só foram testar em 1946, interrompendo tudo em 1964, para então retornar em 1988. Dos 520 anos de Brasil, apenas 50 anos foram democráticos. Estudem isso. Convém.
You can follow @gabrielazevedo.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: