Linha?
Vamos lá:
O inquérito motivo desse bafafa todo foi instaurado por portaria e seguindo o RISTF, que por acaso tem força de Lei.
Muito se fala sobre o inquérito ser sobre fakenews, mas ele foi principalmente instaurado em razão de um delito específico, o de AMEAÇA.
Tais crimes foram conhecidos dentro do tribunal e por isso o Presidente tem competência, segundo o RISTF, de por portaria ordenar a abertura de investigação e nomear um Ministro para conduzir o caso.
Obs: PGR participa com opiniões nesse caso há mais de ano.
E a AGU, então dirigida por André Mendonça, opinou ser favorável a esse inquérito lá atrás, desde o fato ser grave até a defesa do RISTF.
Quando foi isso? Já no Governo Bolsonaro.
Agora, PGR e MJ se manifestam contra. Por quem?
PGR e André Mendonça.
Aqui já fica claro uma coisa: AMEAÇAS foram proferidas e antes de se chegar aos próximos dos Presidente, nada de gritaria. Nem um pio sequer, inclusive, devo repetir, com a opinião de legalidade do atual Ministro da Justiça, então AGU e sem mais nenhuma contestação da PGR.
Zero.
Hoje o Presidente afirmou sobre apenas uma pessoa deferir medidas assim, no caso, o min. Alexandre de Moraes.
Curiosamente, apenas um min. do STJ deferiu os pedidos contra Witzel e os Bolsonaro's?
Aplaudiram.
E aplaudiram quando Joaquim Barbosa fazia o mesmo contra o PT
quando ordenava buscas e apreensões, prisões etc ao tempo do MENSALÃO.
Então, e só por essa resenha, já fica claro que não se trata de indignação política ou sobre os Poderes da República, mas de indignação de uma pessoa em defesa dos seus. O que respeito.
Não sei o que existe nesse inquérito, mas posso dizer que, se diligências fiscais (quebra de sigilo), apreensão de aparelhos eletrônicos foram realizadas, é pq no meio das investigações indícios de outros crimes podem ter sido descobertos. Como sei disso? Fakenews não é crime.
E a AGU e a PGR sabem disso desde lá atrás e, nada falaram sobre um inquérito sobre um não crime.
Ou seja, tem coisa aí que já está beeem investigada e agora medidas extremas e legais foram adotadas a pedido da PF.
Sobre a liberdade de expressão: eu posso criticar, mostrar que está errado, indagar em público se existem interesses A, B ou C nos atos de pessoas públicas.
Isso é liberdade de expressão. E se eu falar algo maroto, jogando desconfiança, essa pessoa pode me pedir... explicações.
Não está abarcada, na liberdade de expressão, AMEAÇAS e incitações contra as Instituições.
Desculpem pessoas queridas, mas não está. Pois esses fatos são, com nossa aceitação (leg) e sem a nossa contestação (jud), considerados CRIMES.
Desculpem por hoje o #GrandeDebate ter sido interrompido, mas... FATOS são mais importantes do que opiniões. E esse é o papel da imprensa. Abs amistosos para todos, da direita até a esquerda.
You can follow @TGANASTACIO.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: