1/13 Resolvi fazer um fio sobre como escrever um bom artigo acadêmico. São apenas dicas gerais a partir da minha experiência como avaliador de periódicos e escrevinhador de artigos. Follow me:
2/13 Três regras de ouro: a) escreve bem quem lê muito e sobre tópicos variados; b) o melhor elogio que um acadêmico oferece a outro é criticar o seu trabalho; c) não confunda crítica ao trabalho com crítica à pessoa. Isso é válido para quem avalia e quem tem o trabalho avaliado.
3/13 Determine a audiência e o impacto que deseja para o artigo. Veja em quais periódicos colegas que trabalham com temas semelhantes publicam. Leia diferentes artigos publicados sobre o tema e observe o estilo de escrita, as referências, metodologias e jargões utilizados.
4/13 Leia revistas do seu campo para decidir em qual seu artigo melhor se enquadra. Leia resumos de diferentes edições e veja que tipo de contribuição estão propondo. Observe a estrutura dos artigos. Escolha um artigo para servir de modelo para o seu e outro que você possa citar.
5/13 Escrevemos para diferentes revistas em diferentes estágios da nossa carreira. Nem todos precisam publicar em Revistas A1 e elas podem não ser receptivas ao tema do seu artigo. Fazer seu nome e ideais circularem pra 1 público interessado no seu tema deve ser sua prioridade.
6/13 Faça um esboço inicial do artigo contendo: as hipóteses/perguntas/argumentos principais, a literatura com a qual seu texto busca dialogar, os achados e contribuições do texto para o campo. Adapte o esboço ao padrão comumente utilizado na revista que pretende publicar.
7/13 Tenha uma rotina de escrita e preparação do texto. Reserve um horário diário para se dedicar exclusivamente a isso e faça por partes: das mais simples às mais complexas. Use aplicativos de produtividade, como o easynote, excelente ferramenta para anotações, para auxiliá-lo.
8/13 Estabeleça metas de escrita específicas e exequíveis. Em vez de se propor a escrever todo o artigo no final de semana diga: “meu plano é fazer uma revisão crítica de literatura em até 1000 palavras na segunda-feira entre 8 e 11 da manhã”.
9/13 Discuta seu trabalho, desde o início, com colegas. Esteja pronto para receber críticas e sugestões. Faça várias revisões no texto, no argumento, verifique quão robusto são os achados, se o texto oferece uma contribuição ao tema. Escrita acadêmica é 90% suor e 10% inspiração.
10/13 Coletivize a escrita. Crie um grupo de escrita com amigos, mesmo online. Estabeleça um horário e cada um escreve seu próprio texto. De tempos em tempos chequem o andamento do processo, leiam e comentem os trabalhos de todos. Opte por escrever em co-autoria quando possível.
11/13 Bloqueios criativos são normais e frequentes. Não se frustre quando e se acontecer com você. Descanse, veja uma série, leia um romance, se exercite, namore e retome o processo em outra ocasião. “Abelha fazendo mel vale o tempo que não voou”.
12/13 Seja persistente e resiliente. Há muita competitividade na academia e publicar em revistas qualificadas pode ser difícil e estressante até para acadêmicos sêniors. Esteja preparado para ter seu artigo rejeitado ou que os avaliadores solicitem muitas alterações.
13/13 – Leia as sugestões de editores e pareceristas sobre o seu artigo. Se for o caso, reformule e reenvie o texto ou o submeta para outra revista, à qual seu trabalho se adeque melhor. Quando o artigo for aceito por aquela revista dos seus sonhos pode comemorar à vontade.
You can follow @mindthegap_rodr.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: