Informação que recebi do Ministério da Saúde e, pelo menos para mim, não estava claro até o momento: o número de recuperados que eles divulgam não é exato, é uma estimativa sobre o total de SRAG. Segue:
Segundo a OMS, para os casos de COVID-19 confirmados por critério laboratorial, recuperados são aqueles que tiveram 2 resultados negativos para SARS-CoV-2 com 1 dia de intervalo. Para os casos leves, o tempo entre o início da infecção e a recuperação dure até 14 dias.
Mas todos estamos cansados de saber que o Brasil não faz testes para todos, certo? E aí? Eis a explicação do Ministério:
"No Brasil, o número de recuperados é estimado por um cálculo composto que leva em consideração os registros de casos e óbitos com confirmação de COVID-19, reportados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, e o número de pacientes hospitalizados registrados no SIVEP Gripe"
"Inicialmente, são identificados os pacientes que se encontram hospitalizados por SRAG, sem registro de óbito ou alta no sistema. De forma complementar, são considerados os casos leves com início dos sintomas há mais de 14 dias, que não estão hospitalizados ou morreram" (...)
A estimativa de recuperados, continua o ministério, inclui o número de pacientes hospitalizados com registro de alta no SIVEP Gripe.
Fonte: https://covid.saude.gov.br/  (aba "sobre")
You can follow @toledoluizf.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: