PARA PENSAR SOBRE O LOCKDOWN QUE LHE PRIVA DO CONTATO COM SOL, COM SERES HUMANOS E COM MICRÓBIOS DO BEM

Os micróbios habitam praticamente todas as partes do corpo humano: eles estão presentes na pele, debaixo das unhas, nos intestinos, no nariz, na boca... Mas segue o fio:
1) Algumas vezes eles causam doenças, mas na maior parte do tempo esses bichinhos vivem em perfeita harmonia com seus "hospedeiros" humanos, exercendo um papel essencial para nossa sobrevivência.
2) Em 2012, um grupo de pesquisadores do National Institutes of Health (EUA) mapeou o "universo microbiano" normal de indivíduos saudáveis e descobriu que praticamente todos nós carregamos patógenos (microorganismos capazes de causar doenças).
3) Contudo, em pessoas saudáveis, esses patógenos causam nada. Eles simplesmente coexistem conosco e com o restante do microbioma (a coleção de todos os microorganismos refugiados no seu corpo). E este microbioma está longe de ser "pequeno":
4) somos o albergue mais de 10 mil espécies de micróbios (vírus, fungos, bactérias e arqueas), e pelo menos 80% de todos os gêneros de microorganismos conhecidos podem ser encontrados no corpo de um ser humano saudável.
5) Devido ao pequeno tamanho, o peso do seu microbioma corresponde a menos de 3% do seu peso corporal total, então diminuir seus micróbios não lhe deixará mais feliz ao subir na balança - mas certamente lhe deixará doente.
6) O lance é que seu corpo é composto por pouco mais de 30 trilhões de células "suas" e aproximadamente 40 trilhões de células de microorganismos. Em outros números: mais ou menos 60% das células que compõem seu corpo NÃO SÃO "você".
7) Somados, seus 30 trilhões de células possuem um genoma com cerca de 22 mil genes codificadores de proteínas. A imensa colônia de micróbios que vivem em você contribuem para sua saúde com um adicional de 8 milhões de genes codificadores de proteínas.
8) Em outras palavras: seu corpo possui 360 vezes genes de bactérias que genes de "você mesmo". Uma vez que não temos todas as enzimas necessárias para digerir o que comemos, sem essa contribuição genômica crítica você seria incapaz de absorver nutrientes vitais para sua saúde.
9) Além disso, seu microbioma também produz vitaminas e substâncias anti-inflamatórias reguladoras do sistema imunológico que seu genoma "humano" é incapaz de produzir.
10) Nos últimos 50 anos, a medicina fez um trabalho maravilhoso no combate e na eliminação de doenças infecciosas. Como resultado, tivemos um aumento imenso na incidência de alergias e doenças autoimunes:
11) Feito um cachorro entediado, se seu sistema de defesa não tem uma bactéria para morder de vez em quando, ele eventualmente irá morder você por distração. Até mesmo a obesidade parece decorrer o tipo de microbioma que habita em seus intestinos.
12) Ou seja: não importa o quão bem você se lave por inteiro, cada canto do seu corpo continuará abrigando alguma quantidade dessas criaturas microscópicas. E é melhor para sua saúde que seja assim.
You can follow @AlessandroLoio2.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: