Por que devemos olhar privatizações? Segue o fio
O Brasil, nos três níveis, união, estados e municípios, tem cento e trinta e oito estatais. São mais empresas do que possuem França, Reino unido, Itália e Espanha juntas.
O Reino unido possui trinta e três, Itália: trinta e uma a França trinta e a Espanha, quinze.

falar de privatizar aqui no Brasil é como falar palavrão. Não que seja novidade., privatizações importantes já foram feitas.
A Embraer, fabricante de aviões, as siderúrgicas CSN e Usiminas, a Vale, Banespa, além de várias companhias telefônicas, eram todas estatais.

Na França, empresas importantes são ex-estatais: Air France, os bancos Paribas e Société Générale e a montadora Renault são exemplos.
A campeã de privatizações é a Grã-Bretanha.Foram duzentos e onze empresas até hoje: Rolls-Royce, Jaguar, British Petroleum e muitas outras.
Privatizar promove alguns ganhos imediatos. Uma empresa privada não precisar abrir edital para comprar equipamentos e serviços, pode contratar e demitir com base na competência...São fatores que trazem de produtividade.
A empresa também escapa da corrupção, da interferência política, de ser cabide de empregos.

Algumas das estatais deveriam ser fechadas por serem empresas que dificilmente conseguirão se pagar e não terão interessados. Ex NATEX, estatal brasileira que produz camisinhas no Acre.
O estado deveria ser preocupar em administrar e controlar o básico: segurança, saúde educação. Não fazemos nem bem isso, por que desviar atenção e energia para centenas de estatatis.
É possível controlar e regular e promover competição em outros setores como por exemplo nas comunicações, transportes, energia e o sistema bancário
You can follow @samydana.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: