Oi gente, vim aqui recomendar pra vocês alguns escritores negros depois de toda essa polêmica do Monteiro Lobato ser racista(o que achei q todo mundo já soubesse né). Curtam e deem retweet na thread pra ela chegar a mais pessoas.
Maria Firmina dos Reis - - - Foi a primeira negra e primeira mulher do Brasil a publicou um livro, a professora Maranhense q nasceu em 11 de março de 1822, ficou conhecida quando lançou o livro Úrsula aos 37 anos. Também é conhecida por Cantos à beira-mar e o conto A Escrava.
"Úrsula denuncia a condição das mulheres e do negro na sociedade do século XIX, demonstrando uma nova ótica no tratamento dado à questão de caracterização do africano sequestrado pelos colonizadores, em uma época de teorias de superioridades raciais e preconceito." Soraia Ribeiro
Lima Barreto - - - filho de ex-escravos nasceu no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881 e era morador do subúrbio. Estudou na escola Politécnica do Rio onde era o único negro e sofria constantemente com o racismo.
"Lima Barreto Falava que a escravidão não acabou com a abolição, mas ficou enraizada nos menores costumes mais simples". Dos livros dele q mais se destacam temos Triste fim De Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos.
Carolina de Jesus - - - nasceu em 14 de março de 1914 e era filha ilegítima de um homem casado. Morava na favela do Canindé numa casa feita por ela mesma e em 1960 lançou o livro Quarto de Despejo.
"O livro reproduz o diário de Carolina de Jesus, em que ela narra o seu dia a dia nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados e mudanças pelas quais passavam as favelas neste momento"
Machado de Assis - - - nasceu em 21 de junho de 1839 de uma família pobre. Foi o fundado e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Dom Casmurro, Memórias Póstumas e Quincas Borba são seus livros mais conhecidos. Muita gente não sabe q ele era um homem negro.
Ruth Guimarães - - - nasceu em 13 de junho de 1920 e já aos 10 anos publicava versos de poesia no jornal A Região e a Notícia. Publicou seu primeiro livro, Água Funda, em 1946, 87 anos depois de Maria Firmina dos Reis, sendo a segunda mulher negra a publicar um livro.
Luiz Gama - - - nasceu em 21 de junho 1830 em Salvador e aos 10 foi vendido como escravo. Aos 18 anos fugiu da casa de seus senhores e conseguiu logo depois documentos q confirmavam a sua liberdade(já que era filho de uma negra liberta).
Gente vou acabar por aqui pq da muito trabalho fazer thread. Acessem o portal Litera Afro caso se interessem e queiram saber mais sobre literatura negra no Brasil. http://www.letras.ufmg.br/literafro/
Gente vou adicionar 2 novos escritores na thread
Conceição Evaristo - - - nasceu em 29 de novembro de 1946, e foi a primeira da família a conseguir um diploma. Estreou na literatura em 1990 publicando contos na revista caderno negros. Poncia Vicencio foi seu livro de estreia. É considerada Mestre em literatura brasileira.
Cruz e Sousa - - - nasceu em 24 de novembro de 1861 de filhos de escravos alforriados. Recebeu educação dos antigos senhores dos pais, onde conseguiu aprender latim, grego e francês. Combatia a escravidão com poemas e poesias.
Fiz essa thread pra mostrar q a nossa literatura é bem mais do q pessoas brancas racistas. Leiam livros nacionais. Leiam autores negros 

