Hoje é o #DiaMundialdaAbelha inseto mais que conhecido por todos nós, de grande importância ao meio ambiente mas que vêm sofrendo muito com a ação humana… E nesse zum zum zum essa #BioThread vai tratar um pouco mais sobre o som e as abelhas!
As abelhas encantam (e às vezes assustam) o nosso imaginário desde a infância! Mas já parou para pensar de que maneira elas percebem o mundo pelo som? Será que elas são capazes de ouvir? Se sim, como elas se sentem com nossos gritos com elas? Bora descobrir!
Da mesma forma que mosquitos (como mostrado nessa thread aqui: https://bit.ly/10othread ) e inúmeros outros insetos, as abelhas são capazes sim de perceber e interpretar, de forma mais simples, no cérebro as vibrações sonoras espalhadas no ambiente! Tudo graças ao Órgão de Johnston
Além das células desse órgão (algumas espécies tem cerca de 300 delas), as abelhas também apresentam antenas mais especializadas para perceber vibrações no ar, contendo placas e pêlos sensoriais (alguns só aparecem em adultos) por toda a antena, ficando mais fácil de captar o som
Com todo esse aparato, já é conhecido por alguns cientistas que a frequência máxima que algumas espécies de abelhas são capazes de ouvir é em torno de 500 Hz. A mínima porém ainda não foi definida com trabalhos conclusivos…
Com essas informações, podemos responder a pergunta lá de cima: sim, com essa frequência as abelhas muito provavelmente nos “ouvem”, mas quando gritamos (até onde já se sabe) não! O que gera a hipótese de elas ficam agitadas pela turbulência causada no ar e não o grito de fato!
E não somos apenas nós, seres humanos, que abelhas são capazes de ouvir não! Em alguns estudos comprovaram a capacidade de reação de abelhas em relação ao som de predadores, as sociais agem em forma de ataque para proteção e as solitárias costumam se esconder!
O som serve para a comunicação entre elas também, principalmente naquelas que vivem em colmeias! Muitas vezes sinais para avisar onde tem recursos ou predadores são feitos com “dancinhas” acompanhadas de zunidos zzzzz
Até o momento, o único som audível e estudado das abelhas é o zunido, comum de se ouvir em insetos voadores, justamente pq é produzido pelo atrito das asas no ar. O som sai diferente de acordo com os batimentos da asa! Em abelhas podem chegar de 180 a 250 por segundo!
Um detalhe curioso descoberto em um estudo com elefantes, foi que, ao reproduzirem em caixas de som o barulho de abelhas gravadas em uma colmeia, quase todas as famílias dos gigantes de tromba abandonavam aquele local pouco tempo depois!
Por fim, outros seres vivos que também reagem ao som das abelhas são as flores! Mas isso é assunto para uma outra thread (prometo) hahaha!!
Espero que esse zum zum zum tenha sido proveitoso! Caso queiram saber mais sobre as abelhas, o @InsetoLand e o @BernardoEgito falaram sobre elas, que vamos ser sinceros, são muito mais que só a abelha-europeia! Dá aquele apoio basicão aí, deixa sua sugestão e até a próxima!
Referências:
- https://glo.bo/2WPFoPS 
- DA COSTA, David Salgueiro. Medida da Banda de Frequências Audível Pelas Abelhas do Mel.
- https://bbc.in/2Xu1jez 
You can follow @BioacusticoBr.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: