1) A enxaqueca não é só uma dorzinha de cabeça como muitos acreditam. São mais de 30 milhões de brasileiros que sofrem com o problema, mas que quase nunca recebem tratamento adequado. Segue o fio: #EquipeDV
2) Ela é um tipo de dor de cabeça diferente das outras porque vem acompanhada de sintomas como: náuseas, enjoos, sensibilidade a luz e ao barulho, o que torna a doença bastante incapacitante.
3) A dor da enxaqueca dura de 4 a 72 horas, ou em alguns casos, mais de uma semana. É uma dor unilateral, pulsátil e que piora com os movimentos podendo, inclusive, atingir a região do pescoço.
4) Não é normal sentir dor de cabeça. Se você perceber que está tomando analgésicos mais de 3x por semana procure um neurologista especialista em cefaleias, o cefaliatra. O HC de São Paulo e a Unifesp tem um centro especializado gratuito.
5) Dica: Tenha um diário da dor e anote o número de vezes que as crises ocorrem. Use compressas geladas quando estiver sentindo muito desconforto. Lembre-se ainda que o uso abusivo de analgésicos pode trazer problemas sérios no futuro, a chamada dor de cabeça rebote.
6) A jornalista @JuLConte gravou recentemente um episódio sobre enxaqueca crônica e uso abusivo de medicamentos. Ouça aqui: #EquipeDV https://drauziovarella.uol.com.br/ambulatorio/dor-de-cabeca/por-que-doi-21-enxaqueca-cronica/">https://drauziovarella.uol.com.br/ambulator...