🇧🇷 como e por que a bandeira do Brasil virou símbolo bolsonarista, a thread 🇧🇷

existe alguma salvação pro principal símbolo nacional?
Tudo o que eu vou escrever abaixo é um resumo do meu trabalho de conclusão de curso que eu postei aqui nesse tweet. Foi um ano inteiro estudando os desdobramentos e as ressignificações da bandeira. https://twitter.com/lykkeleo/status/1262550322402254850
Aqui eu não vou me preocupar tanto em postar referências e me preocupar com formalidades, tá? Se quiserem conferir tudo direitinho dentro da ABNT, só baixar o trabalho inteiro.

Possivelmente eu vou ser mais ""ousado"" aqui do que eu fui durante a escrita do meu trabalho.
Primeiro, queria trazer o conceito de identidades culturais e nacionais. Nós nos identificamos como brasileiros, normalmente, porque nascemos dentro de alguns limites geográficos e isso atribui diversos sentidos a nossa existência. Porém, não existe algo que nos unifique como +
brasileiros, até porque o Brasil é gigante e tem muuuuita diversidade cultural. Ainda assim, nossa identidade nacional é constituída de diversos símbolos e representações que nos conectam como uma comunidade.

Acredito que todos nós, como brasileiros, tenhamos uma relação de +
afeto com a bandeira nacional. Ela remete muitas conquistas e carrega um resumo da história do país. Esse resumo também é um pouco da nossa identidade coletiva. Olhar a bandeira é quase que olhar um reflexo do Brasil como uma comunidade. A bandeira é símbolo. É identificação.
1. O INÍCIO DE UM SONHO

Os famosos protestos de 2013 trouxeram a bandeira e outros símbolos nacionais pras ruas como forma de clamar por melhorias e pra marcar um Brasil descontente. No início, eram protestos sobre a tarifa do transporte público, depois, dispersou pra +
diferentes pautas (contra tudo e todos). O resultado vcs sabem, né? A popularidade da Dilma caiu pela metade e muitos interpretam esse período como o início do nosso fim (kkkkk)
2. DEU TUDO ERRADO

2014 teve Dilma ganhando com 51% dos votos validos, Aécio resmungando, o nível de reprovação da presidenta lá em cima...

Logo no início de 2015 começaram os protestos pelo impeachment. MAAAS, o primeiro protesto não foi a favor do impeachment, mas sim contra!
3 dias antes do primeiro protesto contra Dilma, seus apoiadores saíram em defesa de sua permanência. Como característica estética, o vermelho e muito pouco das cores nacionais. A partir daí começou a dualidade estética dos protestos.
No domingo, aconteceu o primeiro protesto pelo Impeachment. Aí começou a desgraça... O verde-amarelo foi usado como uma resposta: "Nós colocamos o Brasil acima de qualquer partido"

A imagem abaixo é de março de 2016, durante a maior manifestação da história do país
Entre 2015 e 2018 as manifestações políticas continuaram com a mesma característica estética. Analisando as imagens dos protestos, nem podemos dizer que a bandeira foi um símbolo roubado, ela foi praticamente entregue... Não houve resistência em relação ao seu uso. Ela sempre +
foi política, mas nesse período ela se fixou como símbolo político-partidário.

Antes de 2018, ela apontava vilões: Lula, Dilma, o PT, o comunismo, e por aí vai. Ela era uma arma simbólica que atacava os "inimigos da nação".

A partir do período eleitoral de 2018, o imaginário +
que acompanhava a bandeira começou a ficar mais bizarro.
3. A BANDEIRA COMO SÍMBOLO DAQUELE LÁ

Na campanha eleitoral, a dualidade estética seguiu. Mas, apropriando-se das cores nacionais e das características dos protestos antipetistas, o Biroliro começa a atrelar a imagem da bandeira a si mesmo.
A bandeira deixa de apenas apontar inimigos, mas começa a sinalizar o surgimento de um herói. Utilizando do principal símbolo nacional, Bozo começa a fixar a imagem de patriota, de "único defensor do Brasil"

(agora as montagens bizarras começam)
Aproveitando da imagem de herói desenvolvida por seus eleitores, o Pocketnaro utiliza da ausência de elementos estéticos que representem o patriotismo na campanha de seus candidatos para criar a imagem de única opção possível em defesa do Brasil. A bandeira se torna um avatar, +
um elemento simbólico de identificação de eleitores e defensores do candidato Jair Bolsonaro.
4. O COMEÇO DE UM CABO DE GUERRA

No segundo turno, o PT diminuiu a quantidade de vermelho e começou a utilizar das cores da bandeira na campanha. O resultado a gente pode ver nesses comentários ABSURDOS feitos na página oficial do Haddad
"ESSAS CORES NÃO PERTENCEM A VOCES, o verde e amarelo pertence aos que tem HONRA e moralidade"

"Até nas cores do PSL querem promover estelionato eleitoral?"

Aí o negócio começa a ficar interessante...
Começa, então, um movimento de negação da bandeira (e dos valores de brasilidade) à esquerda política. Os eleitores do Bozo começam a usar de metáforas pra mostrar que o PT nunca foi realmente brasileiro, nunca defendeu pautas realmente nacionais.
Vcs conseguem perceber o quanto isso é perigoso? Não me surpreende que até hoje tenha gente defendendo aquele lá...

Se criou uma dualidade em que TUDO que é negativo tá do lado vermelho; a salvação tá no verde-amarelo.
O cara lá usou tanto, MAS TANTO, da bandeira nacional que a imagem dele se tornou a do próprio Brasil pros seus defensores.

É uma fixação muito complexa de sentidos que se estabeleceu nas imagens Bolso x Bandeira x Brasil.
Pra quem é seguidor dos valores bolsonaristas, o B******** é o próprio Brasil. Qualquer oposição que ele tenha, é um inimigo da nação.

Chegou num momento que o próprio PSL, antes detentor do verde-amarelo, começou a ser representado pelo vermelho comunista KKKK
Essa imagem é a minha preferida (de tanto ódio que eu sinto). A criatura diz que o partido dela é o BRASIL, mas na foto tá a cara do Bozo.

Essa relação simbólica Brasil x Bolsonaro virou um totem. As duas imagens se misturaram. Não mais é possível diferenciar um do outro.
Sabe quando a gente sofre um trauma, e acaba atrelando uma imagem àquilo? Tem aversão a uma figura porque ela te faz lembrar um momento de dor/sofrimento?

É mais ou menos isso que aconteceu com o verde-amarelo x vermelho.
A diferença, é que a gente tem uma mistura de imaginários anteriores. Como eu falei no início, o verde-amarelo e a bandeira do Brasil antes era atribuído ao Brasil como comunidade. A partir do momento que cria-se a ideia de que existem inimigos do verde-amarelo, nega-se os +
sentidos de brasilidade a eles.

Quem entrou nessa confusão Bolso x Brasil x Bandeira enxerga quem se opõe ao presidente como inimigo, não mais como brasileiro.

E qual é o nome dos inimigos do Brasil? Comunistas...
O Brasil perdeu o símbolo bandeira?

Não! Apesar da breve contextualização que eu dei, a bandeira já passou por muuuito mais. Ela já foi símbolo em diversos protestos políticos. Os caras-pintadas, por exemplo, não se assemelham nem um pouco com o verde-amarelo atual.
You can follow @lykkeleo.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: