Tava dando uma olhada nos Trending Topics e me deparei com a seguinte hashtag, obviamente impulsionada por robôs. Mas um fato me chamou a atenção...
Um dos tweets que apareceram em destaque ao clicar na hashtag é o do print abaixo. Gil Diniz, vulgo @carteiroreaca, é atualmente Deputado Estadual na @AssembleiaSP.

Achei curioso ele começar o tweet assim: "o Placar Fora Doria já está funcionando!". Como assim JÁ? 🤔
Resolvi ver qual foi a primeira menção ao tal Placar Fora Doria. Descobri que foi um perfil que parece muito ser fake ou bot, e que começou a compartilhar o site por aqui 5 dias atrás, na última sexta-feira, dia 8.
O perfil em questão ( @Clau05024) fez quase 80 tweets divulgando o site e marcando perfis influentes na direita bolsonarista entre 01:23 da madrugada do dia 08 de maio e 08:27 da manhã do mesmo dia.

Confesso que não imagino essa senhora acordada até essa hora fazendo isso.
Detalhe: depois disso, o perfil @Clau05024 não fez mais nenhum tweet divulgando o site. Curioso, não?
O site continuou sendo divulgado por outros perfis (que me parece muito também serem, em grande parte, fakes ou de robôs) entre os dias 8 e 13, até ser compartilhado pelo Deputado Estadual Gil Diniz com o seu espanto dele "JÁ" estar funcionando.
Sobre o compartilhamento do site nestes dias, alguns pontos interessantes:
- 8 e 9 foram os dias que ele foi divulgado com maior força, antes de hoje
- no dias 10, 11 e 12, o site foi divulgado em 5 tweets/dia
Outras coisas que me causam estranhamento no tweet abaixo:
- um deputado estadual divulgando um site como esse
- ele ser o único deputado estadual (até o momento) a divulgá-lo
- nenhum site político divulgou-o antes
- ele é o único perfil verificado a falar do site
Agora sobre o site:
- é um site simples, basicamente mostrando a posição de cada deputado estadual sobre o impeachment de Doria
- em lugar nenhum do site diz como eles coletaram tais informações
- o site não fala quem o criou
- ainda conta com uma parte de cadastro 🤔
Também é curioso ver que o domínio do site existe desde o dia 24 de abril, além de um outro detalhe que deixo pros próximos tweets.
Fui atrás do nome da titular, Sueelen Doneda, e encontrei dois perfis: o de uma boleira de mão cheia e de uma biomédica, ambos residentes em Pirassununga.

Mas qual seria o interesse de uma boleira-biomédica em criar um site assim?
Olhando o perfil dela, vi que é casada com um cara que tem o mesmo nome de perfil do e-mail de contato do site:
Tá, mas quem é o marido dela? Cliquei no perfil dele e esta é a sua apresentação pública:
E aqui, entre as fotos que ele deixou pública, temos uma interessante galeria composta pelo presidente da República, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o senador do estado de São Paulo que é filho do presidente e o deputado Gil Diniz.
Tá, mas de quem o Raphael Azevedo é assessor parlamentar na @AssembleiaSP? O site da própria ALESP responde:
Outra coisa que o próprio site da @AssembleiaSP responde é quanto o assessor do Deputado Estadual Gil Diniz recebe para, entre outras funções, criar um site contra o governador @jdoriajr:
Lembrando que este é o mesmo deputado estadual que foi denunciado por praticar rachadinha com o salário dos seus assessores, como divulgado ano passado: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/10/16/procuradoria-geral-de-justica-de-sp-abre-investigacao-contra-vice-presidente-do-psl-sp.ghtml
Enfim, mais um dia normal no Brasil.
Update sobre essa história: mudaram o nome e contato do titular do site. Só que o número do documento continua o mesmo. Configura falsidade ideológica? https://twitter.com/fazamor/status/1260558263982215175
Fui procurar se o Aristides, novo "dono" do site, tem alguma relação com a Suellen e o Raphael, e apareceu alguém que talvez seja ele:
Daí, fui no perfil dele e apareceu um site no seu campo de apresentação. 🤔
De quem é esse site que o Lavandeira Junior colocou na sua apresentação do Facebook? Bingo, do Aristides, o mesmo que agora virou "dono" do site placarforadoria.
Ah, e esse é o seu verdadeiro CPF, e não aquele do site placarforadoria, que é o da Sueelen.
Por último, mas não menos curioso: a Sueelen e o Raphael não deixaram mais público com quem são casados.
Mais duas coisas aí parei: resolvi procurar menções sobre o deputado na cidade de Pirassununga e acabei encontrando que, aparentemente, o atual assessor parlamentar dele é líder do PSL na cidade.
Encontrei o perfil do PSL de Pirassununga e achei quatro publicações em que o Raphael aparecem: uma da época das eleições de 2018 e outras em que ele já trabalha como assessor do deputado:
Enfim, mais um dia normal no Brasil.
You can follow @fazamor.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: