Estou aguardando para ver o tal vídeo, caso seja divulgado. Li todos os depoimentos que estão públicos. O fato de, segundo relatos na Imprensa, o Presidente ter dito que vai interferir em todos os Ministérios que não adotarem a pauta do governo confirma seu autoritarismo...
Por outro lado, abranda a acusação de interferência na PF. Na verdade, o Presidente quer mandar em tudo e se ressente com as amarras do cargo e com o fato de que precisa conviver com pessoas.
Quanto mais leio, mais me convenço de que o caso Valeixo não passou de uma queda de braços entre duas pessoas fortes demais para integrarem a mesma equipe. Mormente quando a que manda quer mandar a qualquer custo.
Sob o ponto de vista criminal, esta postagem pode ser recebida como uma defesa. No entanto, sob o aspecto político, não deixa de ser uma cŕitica, construtiva, salvo melhor juízo.
Antes da eleição, ainda na Convenção do PSL, eu avisei: se ganharmos a eleição com pensamento único, não conseguiremos governar. Não se governa com pensamento único!
O fato é que o Presidente não está conseguindo sequer conviver com a própria equipe. Não é só Moro! Vejam o que está ocorrendo na Pasta da Saúde! Mandetta tinha um estilo expansivo, não fez o que o Presidente mandou, apareceu demais, caiu.
Agora, o problema é o sucessor. Discreto, mais conciliador, mas também tem suas convicções profissionais. O que ocorre, o Presidente sinaliza o desconforto e os seguidores pedem a cabeça do cidadão. Querem Terra! Mas o Presidente também já teve suas diferenças com ele também!
Basta um descontentamento para o inferno iniciar. Por que estou falando isso? Porque, desde o início do governo, eu venho dizendo que os radicais que adulam o Presidente não ajudam. Esses radicais, liderados pelos filhos do Presidente, só acirram o que o Presidente tem de ruim.
O episódio com Moro mostra que ficará impossível seguir com essa abordagem extremista. O Brasil aguentou 13 anos de roubalheira! Foi muito difícil tirar a quadrilha. É triste ver um governo, eleito a duras penas, caindo por incapacidade, não por crime. Incapacidade de ouvir!
Se os fiéis seguidores de Bolsonaro realmente querem que ele termine seu mandato, parem com tanta sandice! Os Ministros, pelo amor de Deus, parem de reforçar as paranoias Presidenciais!
O Presidente tem pânico de ser alvo de um atentado. Já tinha antes da facada. Ele acredita que está o tempo inteiro para ser traído. Cercado por doidos que, por convicção, ou estratégia, reforçam isso, ele entra num looping!
É crime falar o que passa pela cabeça em uma reunião ministerial, fazer uma piada, fazer um comentário inadequado? Não! O problema é que as falas que vêm sendo anunciadas refletem o real sentimento do Bolsonarismo. E é impossível pedir às pessoas, mesmo àquelas que querem que dê
Certo, para defender tudo isso! Ninguém aguenta mais tanta loucura. Nem os loucos clínicos! Para mim, já ficou claro que o episódio Valeixo foi uma queda de braço. Ninguém entendia bem nem a insistência de Bolsonaro, nem a de Sérgio Moro.
Valeixo sinalizava querer sair e o próprio Moro convivia e reconhecia a capacidade de Ramagem. Esse episódio foi o estopim de um rompimento inevitável. Pessoas minimamente inteligentes não se submetem à irracionalidade.
Mas, para salvar o governo, que pode cair sim, não por crime, mas pelo medo que vem gerando, é preciso mudar a forma de governar. Iludem-se aqueles que pensam que um governo se segura comprando o Centrão. Não se segura! Até os corruptos têm medo do totalitarismo!
You can follow @JanainaDoBrasil.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: