NO AR. Bolsonaro chega a 1.000 declarações falsas ou distorcidas com 492 dias de mandato. http://aosfatos.org/noticias/bolsonaro-chega-1000-declaracoes-falsas-ou-distorcidas-com-492-dias-de-mandato/">https://aosfatos.org/noticias/...
. @jairbolsonaro ultrapassou a marca de mil declarações falsas ou distorcidas ditas desde o início de seu mandato, mostra o contador do @aosfatos que reúne as checagens das falas do presidente. Na ferramenta, é possível consultar todas por tema e período: https://aosfatos.org/todas-as-declarações-de-bolsonaro/">https://aosfatos.org/todas-as-...
A milésima declaração enganosa, de que a pandemia de Covid-19 já ceifou 10 milhões de empregos formais, reúne os dois temas que mais acumulam inverdades ditas por @jairbolsonaro: novo coronavírus (22,7% do total checado até agora) e economia (14%).
Desde janeiro de 2019, a nossa equipe já checou 1.684 falas do presidente, a maioria delas falsas ou distorcidas (mil ou 60% do total, incluindo as verdadeiras).
Ou seja: até o momento, Bolsonaro disseminou duas informações enganosas por dia, em média.
Ou seja: até o momento, Bolsonaro disseminou duas informações enganosas por dia, em média.
Nos momentos de crise no governo, crescem as afirmações enganosas do presidente. Em 2019, durante o aumento das queimadas na Amazônia e na época do derramamento de óleo no litoral nordestino, Bolsonaro citou informações falsas ou distorcidas em 84,6% das declarações no período.
O novo coronavírus já representa 35% de todas as declarações checadas do presidente. Ele proferiu 228 falas verificadas como falsas, imprecisas, exageradas, insustentáveis ou contraditórias. Ao abordar a Covid-19, sete em cada dez manifestações do presidente estavam incorretas.
Entre os assuntos mais abordados pelo presidente até agora, as inverdades se concentram em novo coronavírus (22,7%), economia (14%) e meio ambiente (8%).