| Thread sobre a história de Hong Kong |

Nesta thread irei abordar sobre a construção histórica, política, geográfica e econômica da Região Especial Administrativa de Hong Kong, desde a adesão do território ao império chinês na dinastia Qin até os dias atuais. Segue o fio>
Hong Kong é uma cidade e região especial administrativa da República Popular da China, localizada no sul do território da mesma, ao longo do delta do Rio das Pérolas e perto do Mar da China Meridional. Possui uma população de aprox. 7.500.000 pessoas
A história da região pode ser traçada desde 221 A.C, durante a dinastia Qin do Império Chinês, a primeira dinastia da história do império. Na época, devido a sua proximidade ao mar e solo fértil, a região era dedicada à prática de agricultura, pesca e produção de sal.>
De acordo com estudos arqueológicos, a população aumentou exponencialmente na seguinte dinastia, a dinastia Han (226 A.C - 220), por conta do altíssimo desenvolvimento do mercado de produção de sal.
Ademais, a região também era marcante na época por ser um porto extremamente favorável para a achada de pérolas preciosas, no mar de Tai Po. A presença destas era tão marcante que durou durante diversos séculos, desde a dinastia Han até a dinastia Ming (1368-1644).
Em 1276, com a invasão dos mongóis ao território chinês, Hong Kong estava sobre o regime imperial da dinastia Song, que moveu-se cada vez mais ao sul a fim de fugir da invasão mongol, chegando ao território de Mui Wo, hoje conhecido como Lantau Island, uma das áreas de Hong Kong
Durante o regime mongol, Hong Kong viu seu primeiro “population boom” com refugiados chineses migrando para a área. Muitos fugiram devido à fome e a guerra, e outros procurando emprego nas minas de sal e mercados de pérolas.
Apesar da imigração e alto desenvolvimento da região agriculturalmente, cidadãos dependiam muito das minas de sal, pérolas e mercado de pesca para viver, o que fez com que uma animosidade entre diferentes clãs se desenvolvesse na região (clãs Hang, Tang, Pau, Liu e Man)
Durante a dinastia Qing, uma das últimas do império chinês, Hong Kong virou um ponto de interesse para os europeus, principalmente pela instabilidade do império por resistências no território de Taiwan contra o regime monárquico.
Durante os anos de 1800, a situação na região se agravou. Os negócios britânicos eram extremamente dependentes da importação de chá da China. Os anglos exportavam relógios e items de luxo para os chineses, e observaram que não havia um balanço econômico nesta troca.
Um dos mensageiros do Império Qing comunicou a rainha britânica Vitória que não ocorreria mais a troca comercial de chá entre os dois impérios. Este anúncio marcou o começo da Guerra Do Ópio (1839-1842), com os ingleses adentrando no território em janeiro de 1841.
Com domínio militar da região, os ingleses, em 1842, finalmente venceram os chineses e, por meio do tratado de Nanking, o território de Hong King tornou-se oficialmente colônia britânica.
Ocorreram assim, diversas mudanças na vida dos cidadãos de Hong Kong. Universidades de Medicina foram inauguradas, indústrias de gás natural que, mais tarde tornariam-se companhias elétricas, desenvolvimento de trens, metrôs, ônibus e outros tipos de transporte.
O crescimento econômico deu-se principalmente pelos esforços do filantropo e economista Frederick Stewart. As sementes da futura cidade financeira foram plantadas com a inauguração oficial do primeiro banco da cidade
Em 1860, ao fim da Segunda Guerra do Ópio, o Reino Unido em acordo oficial com a China recebeu domínio sobre os restantes territórios de Hong Kong, como a importantíssima península de Kowloon. O tratado foi assinado na Conferência De Pequim, dando assim fim oficial ao conflito.
Depois de passar por um período de êxodo da região na Primeira Guerra Mundial e uma dominação japonesa marcada por fome e super inflação na Segunda Guerra Mundial, Hong Kong se restabeleceu por conta da expulsão dos japoneses ao fim da guerra e >
pela imigração de cidadãos da mainland China para Hong Kong devido à fome e às medidas comunistas falhas do Grande Salto pra Frente de Mao Tsé-Tung.
avançando alguns anos na história, em 1984 a primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher reuniu-se com o premiê chinês Zhao Ziyang para oficializar o acordo Sino-Britânico, que determinou a devolução dos novos territórios ao chineses e a instituição>
do sistema “One Country, Two systems”, o qual afirmava que durante 50 anos cidadãos de Hong Kong poderiam continuar praticando liberdade econômica capitalista e liberdade de expressão que eram proibidas e ainda são até hoje na China Continental.
Em 1997, finalmente após anos de influência colonial, o Reino Unido devolve o território de Hong Kong à República Popular da China, ainda com as condições do acordo de liberdade econômica e de expressão impostas à mainland. Essas condições do acordo são chamadas de Basic Law.
Finalmente, chegamos ao ponto principal desta thread, os protestos pela liberdade de Hong Kong que intensificaram em abril de 2019 e vem continuando até hoje, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.
Tudo começou em abril de 2019, quando a Chefe Executiva de Hong Kong, Carrie Lam, aponta uma proposta que permitiria a extradição de suspeitos de crime para a China continental. Cidadãos observaram que a proposta submetia criminosos à um sistema judicial diferente e>
muito mais rígido de punições. Além disso, isso faria com que a região tivesse uma influência indesejada pela população muito maior na área administrativa, podendo esta influência contribuir com ataques à jornalistas e à imprensa.
Em 2014, o Umbrella Movement em Hong Kong surgiu para legitimar a pacificidade de protestos e melhorar a proteção de manifestantes, protestos estes que foram feitos em busca do sufrágio universal e contra o novo sistema eleitoral para o novo chefe executivo na época.
Centenas de milhares de pessoas foram às ruas para protestar em 2019. E, após semanas de manifestações, a líder de Hong Kong, acabou anunciando que o projeto de lei seria suspenso indefinidamente.
Os manifestantes tinham receio de que o projeto fosse retomado, então continuaram os protestos, demandando que ele fosse derrubado completamente.
Naquele momento, os confrontos entre a polícia e os manifestantes haviam se tornado mais frequentes e violentos.
No começo de outubro de 2019, enquanto a China celebrava os 70 anos do Partido Comunista, Hong Kong vivia um momento maior de lutas contra a polícia repressora .
O governo proibiu os manifestantes de usarem máscaras — proibição que muitos ativistas continuam desafiando.
Cinco demandas, nem uma a menos!". São elas:
- Que os protestos não sejam caracterizados como "motim";
- Conceder anistia aos manifestantes presos;
- Conduzir uma investigação independente sobre suposta violência policial;
- Implementar o sufrágio universal completo;
- a quinta demanda já foi atendida, sendo esta a derrubada do processo de extradição
Em muitos casos, os partidários dos manifestantes de Hong Kong foram confrontados por militantes pró-Pequim.

O presidente chinês, Xi Jinping, alertou contra o separatismo, dizendo que qualquer tentativa de dividir a China terminaria em "corpos esmagados e ossos quebrados".
Finalmente, entrando em 2020, no dia 1 de janeiro manifestantes abriram com uma das maiores manifestações, reivindicando o restante das 4 demandas.
Infelizmente, chegando aos dias atuais, as manifestações pró-democracia em Hong Kong foram amenizadas devido à pandemia do coronavírus. No entanto, manifestantes continuam com suas reivindicações e dizem que o governo chinês “está com sorte”.
Finalizando, eu espero que vocês tenham gostado dessa thread. Vou deixar no próximo tweet as fontes e informações e recomendações de leitura pra entender melhor a situação.
@MidiaInsurgere É uma EXCELENTE fonte para entender melhor os protestos.

A BBC tem excelentes matérias também

Sigam a @HongKongFP e @hongkong_news pra entender melhor o que está acontecendo hoje na ilha/península também :)
Vou marcar aqui uma galera do movimento que não me segue, mas que eu ia curtir muito se visse a thread

@anarcoze1 @Ideias_Radicais @PauloDroopy @jayjay_opora @OMAGOLIBERTARIO @Jhon_XXI @camissner_ @medicoancap

:)
@_gvmmo te amo gato (a) <3
You can follow @_ckantz.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: