Podem pensar que o pecado Bernie foi o mesmo de Obama e de Trump. Fazer os americanos acreditar que algo melhor era possível. No caso de Obama, redenção pelos crimes raciais, no caso de Trump, o regresso a uma américa boa que nunca existiu. Bernie fez o imperdoável: He meant it.
Ele foi além do que qualquer candidato mainstream da história moderna ousou. Disse a verdade sobre o sistema americano, sobre as pessoas que o sonho exclui, sobre as injustiças que republicanos pioram e democratas aceitam como naturais. Subiu demasiado as expectativas.
Como voltar atrás agora? Os programas apresentados em 2019 pelos candidatos democratas já representaram um avanço tremendo face ao que era possível no tempo de Obama. O ressentimento a Bernie vem precisamente de ele obrigar os democratas a ceder, a prometer mais.
Em vez de simplesmente poderem dizer "olhem, ao menos não sou o facho", têm de fazer concessões para uma sociedade realmente mais justa e igualitária. Alguns terão-se convencido que algo melhor não era politicamente possível. E olhando para a reacção dos mais velhos nos EUA
se calhar têm razão. Saiu muita gente às urnas contra a ameaça de um mundo melhor. Todos com motivos nobres, não duvido. Muitos terão achado o Biden mais elegível. Espero que tenham razão. O mundo melhor não é possível... ainda. Mas quero que todos os mais jovens que foram votar
que se segurem a essa arma. Descubram outras, claro. Mas os porteiros que vos negam o mundo melhor envelhecerão e morrerão, como todos nós. Chegará a nossa vez. Esperemos que não seja tarde. Mas a porta que o Bernie abriu não se fechará facilmente.
You can follow @SexoGratweeto.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: