O Complexo de "salvador branco" nos filmes de Hollywood, a thread
Tenho visto algumas discussões a respeito do que seria o ‘salvador branco’ e suas problemáticas, trouxe aqui alguns exemplos deste ‘recurso’ tão utilizado no cinema norte-americano:
Em linhas gerais, o “White savior” é uma pessoa branca que resolve os problemas de um personagem negro (ou não-branco), problemas estes que não poderiam ser resolvidos pelo personagem por conta própria. Isso acontece em filmes como 'Green Book (2018)' e 'The Help (2012)'.
O salvador branco (geralmente) acaba por fazer uma jornada de autoconhecimento que termina com o mesmo resgatando minorias étnicas de seu cruel destino, este tipo de filme é feito para que pessoas brancas se sintam bem a respeito da forma que encaram minorias marginalizadas.
Um exemplo clássico: Essa cena no filme "Estrelas Além do tempo" quando Al Harrison (personagem de Kevin Costner) heroicamente derruba as placas de sinalização que dividia pessoas negras e brancas nos banheiros femininos da NASA

https://twitter.com/enxhuger/status/1253308492972281856/video/1
O personagem de Kevin ainda permite a Katherine que ela acesse a sala de controle para assistir o lançamento do foguete que ela ajudou a criar. O problema? Isso não aconteceu, o personagem é inventado e a verdadeira Katherine Johnson relatou ter assistido o lançamento de sua mesa
Ainda sobre 'Green Book' (o filme que garantiu a Mahershala Ali o Oscar de melhor ator coadjuvante), eu falei um pouco sobre as críticas que o filme recebeu (com alguns links pra quem quiser se aprofundar) aqui: https://twitter.com/Iexandre/status/1250258394398838784
Já sobre "Histórias Cruzadas", a própria Viola Davis já declarou ter se arrependido do papel
A narrativa do "white savior" se tornou muito popular durante a era dos direitos civis onde ativistas negros lutaram contra segregação racial nos Estados Unidos, os filmes no entanto, atribuíam essa luta a protagonistas brancos. Vale assistir "To Kill a Mockingbird (1962)"
O grande problema do "salvador branco" é que a mídia acaba por reforçar uma representação das relações raciais onde a bondade, empatia, reflexão, coragem e outras características positivas acabam sendo consideradas inatas a pessoas brancas.
Além disso o protagonismo negro (ou não-branco) é apagado, reduzido e quase na maioria das vezes as histórias verdadeiras são distorcidas, colocando como centro da narrativa personagens brancos em detrimento de personagens não-brancos.
(Na figura cena de The Blind Side, 2009)
Além dos exemplos já citados na thread, cito mais alguns filmes:

Diamante de Sangue (2006)
Freedom Writers (2007)
Duelo de Titãs (2001)
Mentes Perigosas (1995)
Além disso indico essa thread que eu mesmo fiz no listapreta baseado no artigo original do Buzzfeed, que ilustra não só a questão do "white savior" mas fala sobre diversos estereótipos racistas nos filmes americanos: https://twitter.com/listapreta/status/1086607003361906690?s=19
You can follow @Iexandre.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: