Amigos, desde o início da pandemia, pouco ouvi se falar sobre "carga viral" nesse período. Esclarecimentos sobre esse conceito podem colaborar muito na nossa prevenção diária.
Por isso preparei esse texto, jogo rápido, tenho certeza que vai ser útil, segue o fio
https://abs.twimg.com/emoji/v2/... draggable="false" alt="👇" title="Down pointing backhand index" aria-label="Emoji: Down pointing backhand index">
(...)
Por isso preparei esse texto, jogo rápido, tenho certeza que vai ser útil, segue o fio
(...)
Então, vamos direto ao ponto, de maneira bem simples, em um portador de um vírus, a carga viral corresponde na quantidade de vírus que essa pessoa contém dentro do corpo.
(...)
(...)
Portanto, num exemplo, dois infectados por uma certa doença, como Covid-19, podem conter uma carga viral dentro do corpo diferente entre eles dependendo de diversos fatores como: imunidade, tempo de infecção, tratamento, metabolismo, outras doenças, etc...
(...)
(...)
Ok, blz, mas qual a importância de saber disso para prevenção? Na verdade isso é muito importante, aí que está o pulo do gato que poucos especialistas tocam no assunto de maneira direta...
(...)
(...)
Para falar disso, vou abrir um parênteses e buscar uma memória importante dos meus tempos de faculdade, curso de ciências biológicas, terceiro período, aulas de microbiologia, laboratório:
(...)
(...)
lembro-me, as práticas que envolviam manipulação de bactérias e fungos eram tranquilas, feitas em bancadas, apenas luvas e jalecos de proteção, álcool 70 e nada mais. Agora, aulas de vírus, foi uma só, somente a professora manipulou dentro de uma sala fechada,
(...)
(...)
onde alunos observaram de fora, ela vestia uma roupa de astronauta e utilizava luz ultravioleta para descontaminar no final a camara fechada em que ela só introduzir as mãos protegidas por luvas.
(...)
(...)
Entendem a situação? Amigos, ao entrar em um ambiente contaminado por vírus, é quase impossível de você não se contaminar se não for algo de controle extremo.
(...)
(...)
Então por qual motivo estamos tomando tais precauções de higiene e uso de (EPI) uma vez que estas não são suficientes para evitar o contágio (no caso de estarmos expostos ao vírus)?
(...)
(...)
Então, é daí que entra a importância de entender o conceito da carga viral. A quantidade de vírus a que você está está exposto está diretamente ligada à como o seu sistema imune dará conta de reagir a tal invasão!
(...)
(...)
Já perceberam o tanto de profissionais da saúde jovens, cheios de saúde, sem nenhum histórico de doenças crônicas estão morrendo por conta do COVID-19 ou sendo internados em estado grave, mesmo providos dos mais modernos tipos de EPI& #39;s?
(...)
(...)
É isso, eles estão expostos diariamente a pacientes que por sua vez possuem cargas virais elevadas, dessa maneira estão introduzindo quantidades de vírus elevadas e a chance do sistema imune deles não aguentar é grande.
(...)
(...)
Por esses motivos que citei, as medidas de isolamento SÃO as mais efetivas, pois elas evitam que as pessoas entrem em contato com outras que possam ter carga viral elevada.
(...)
(...)
Além do disso, as medidas de higiene e o uso de máscara também são muito importantes, pois mesmo que se você se contaminar, caso você seja uma pessoa que esteja com o hábito lavar as mãos diariamente e usar sempre a máscara,
(...)
(...)
a chance de que você tenha inalado uma quantidade menor de vírus aumenta, o que dá espaço para que seu sistema imune reaja melhor (claro, isso só vale se você estiver se isolando e não frequentando lugares em que pessoas com cargas virais elevadas estejam circulando).
(...)
(...)
É isso amigos, espero ter ajudado com essas informações para que não sabia ainda, abraços!