Se eu te falar que tem um lugar no Sistema Solar com mais água do que aqui no planeta Terra você acredita? E se eu falar que *talvez quem sabe* tenha vida lá? E que *um dia* a gente vai ver se tem mesmo?

Feriado quarentener é de #AstroThreadBR sobre a lua Europa!

NASA/JPL/DLR
Pera, Europa não é um continente?
Sim, aquele mesmo de onde os ricos brasileiros importaram o coronavírus.

Só que um das 79 satélites naturais (que chamamos popularmente de luas) de Júpiter também chama Europa!
Na verdade esse nome vem da mitologia grega: Europa era uma princesa fenícia que virou *mais um* dos alvos *amorosos* de Zeus (Júpiter), o boylixo insaciável. Zeus foi atrás de Europa disfarçado de boi branco (??) pra que sua esposa Hera (Juno!!!) não descobrisse. Saca só:
Olha a língua pra fora e a cara de sonso de Zeus se fingindo de bovino inocente.

* Essa imagem é um pedacinho de uma pintura chamada "O rapto de Europa" ("L'enlèvement d'Europe", 1726/27), do pintor francês Noël-Nicolas Coypel.

* Zeus/Hera = Júpiter/Juno na mitologia romana
Mas voltando: Europa é um dos quatro satélites galileanos de Júpiter.

Essa montagem da NASA mostra os quatro na ordem de distância em relação ao planeta, e de tamanho entre si: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
Júpiter tem 79 satélites conhecidos, mas esses quatro são muito maiores e mais massivos do que os outros, e estão mais próximos do planeta. Chamamos de "galileanos" porque oficialmente foram descobertos por Galileu Galilei em 1610.
Essa descoberta foi MUITO importante: observando a movimentação dos quatro em torno de Júpiter Galileu teve a prova de quem nem todos os objetos do Sistema Solar giravam em torno da Terra, ou seja, nós não somos o centro do Universo!

Heliocentrismo 1 x 0 Geocentrismo
Mas por que Europa é tão importante?

Europa tem a superfície coberta por GELO! Sim, água sólida, como vemos aqui na Terra. E essa crosta de gelo é cheia de fraturas. Isso significa que a crosta se movimenta…
Porque provavelmente tem um oceano de água líquida por baixo!

Claro, ninguém foi lá (ainda) e VIU esse oceano, mas temos diversas evidências (independentes entre si) pra lá de consistentes. Os modelos mostram que Europa pode ter essa estrutura aqui:
Uma crosta de gelo de até 20 km de espessura, depois um oceano de água salgada de até 150 km de profundidade - na real ele pode ter quase 2x mais água do que todos os oceanos da Terra juntos! Depois, claro, o interior rochoso, e um núcleo "líquido" de ferro/níquel.
Mas como tudo no Universo, essas camadas não são estáticas, pelo contrário. A interação com a (monstruosa) gravidade de Júpiter provoca contração e expansão das camadas o tempo todo, causando o chamado aquecimento de maré [+]
[+]

O núcleo se aquece (por isso ele é "líquido"), e irradia o calor pro resto da lua - isso possibilitaria a existência do tal oceano (que também gera calor ao se movimentar).
A primeira vez que pudemos ver Europa mais de perto foi em 1979, quando as sondas Voyager passaram por lá. Entre 1995 e 2003 a sonda Galileu, que estava explorando o sistema de Júpiter, deu vários "rasantes" em Europa, e registrou picos, vales [++]
[++]

e outras características geológicas que indicaram que a crosta de gelo estava em constante transformação, e para isso teria que ser aquecida por baixo, e talvez houvesse uma camada líquida.

Imagem em cores realistas captada pela Galileu:
You can follow @PattiMariella.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: