Livros que explodem a mente - o fio.

Sabe quando você lê um livro e ele te pega de maneira tão inesperada que você nunca esquece? Ou então quando um livro explica um determinado conceito para você que até parece q instalou um software novo no seu cérebro?
O primeiro livro que teve esse efeito comigo foi 1984.

George Orwell era um comunista ferrenho até se juntar aos comunistas para lutar na guerra civil espanhola. Foi quando ele aprendeu que no socialismo todo mundo é igual, mas alguns são mais iguais que os outros.
No livro ele fala sobre um estado totalitário em que todos os cidadãos são vigiados em todas as suas interações sociais por "teletelas" (basicamente tvs com webcams) e que a história é trocada por narrativas à conveniência do poder governante. Assustador.
Do mesmo Autor vale ler também "A revolução dos bichos" uma das críticas mais mordazes aos sistemas comunistas já escritas. Você vai ler e vão se instalar vários softwares novos na sua cabeça, todos especializados em decodificar discursos populistas.
Um comentário: com o sucesso das redes sociais e a consequente exposição voluntária da privacidade das pessoas para o julgamento público de suas atividades privadas 1984 deixou de ser, para mim, um livro sobre o estado totalitário para ser um livro sobre a natureza humana.
Na linha "histórias sobre estados totalitários", vale MUITO a pena ler Stasilândia, sobre a Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental.

É chocante demais o nível de controle que eles tinham sobre a sociedade do país.
No seu ápice,10% da população da Alemanha Oriental trabalhava para a Stasi,seja como funcionários,seja como informantes.

O nível de controle era tamanho q eles possuíam 1 banco de dados com folhas datilografadas por todas as máquinas de escrever do país,p identificar subversivos
Seguindo o tema, vale demais ler a trilogia da @anneapplebaum : Gulag, Red Famine e Iron Curtain.
Gulag, que rendeu um prêmio Pulitzer para a @anneapplebaum , conta a história de como funcionava a rede de campos de prisioneiros da União Soviética, onde imperava a crueldade, ineficiência e a exploração dos seres humanos. Basicamente uma URSS dentro da URSS.
Iron Curtain conta como se formou a "cortina de ferro", o bloco de países comunistas que ainda que fossem oficialmente países independentes eram inteiramente controlados pela União Soviética, com direito a ditadores completamente subservientes à URSS.
Mas, de longe, o mais chocante de todos é Red Famine, que mostra como Stalin usou a fome como meio de subjugar a Ucrânia e silenciou de forma violenta todos os que tentaram revelar a tragédia humanitária que ocorria no país. Lembra muito um presidente q nega a pandemia atual.
Outro livro que vai instalar uma dúzia de softwares na sua mente é "origens do totalitarismo, da Hannah Arendt. Você lê e passa a enxergar o mundo de uma forma completamente diferente, percebendo que não existe populismo ou demagogia "do bem". Leitura difícil, mas recomendo!
E já que estamos nesse tema, recomendo as biografias dos maiores genocidas da nossa história recente: Hitler, Mao e Stalin. Neles é interessante observar como não há limites para a desumanidade que a sociedade pode chegar se impregnada das ideias "certas".
Trazendo para o Brasil, a quadrilogia sobre a ditadura escrita pelo Elio Gaspari é indispensável, principalmente num momento em que ungulados vestidos com a nossa bandeira pedem a sua volta.
À tarde eu volto para continuar esse fio (que muito provavelmente não conseguirei terminar em uma tarde).
Retomando.

Falei que tem vários livros que instalam softwares novos no seu cérebro, programas que permitem você processar determinadas informações ou enxergar determinadas coisas que não via antes.
Mas tem um livro que instala softwares de uso geral no seu cérebro, ferramentas que permitem você analisar com mais clareza ou facilidade, é o Intuition Pumps and Other Tools for Thinking, do filósofo Daniel Dennett.

O livro é UMA VIAGEM, mas é incrível o poder das ferramentas.
E, já que entramos em filosofia, não posso deixar de mencionar alguns dos livros de filósofos que me marcaram muito:

Começando por David Hume, com seu magistral "Ensaio sobre o entendimento humano". Uma obra prima sobre o empiricismo e ceticismo.
Numa linha complementar, o "Nosso conhecimento do mundo exterior" do Bertrand Russell busca analisar as limitações do processo lógico-analítico para a filosofia. Ele e o David Hume são os filósofos que escrevem com mais clareza dentre os que já li.
Outro livro que AMO do Bertrand é "Ensaios Céticos". Vou deixar ele mesmo descrever a obra: "Essas proposições podem parecer moderadas; no entanto, se aceitas, revolucionariam de modo absoluto a vida humana"

Ele não exagerou.
E, como ainda estamos no domínio da mente humana, como não falar de Freud?

Ele tem 4 obras que são GENIAIS.
O mal-estar na civilização, em que investiga as origens da infelicidade e estuda como a canalização da sexualidade para o mundo do trabalho seria uma das principais causas das doenças psíquicas.
Totem e tabu, que trata da origem da religião e moralidade.
O futuro de uma ilusão, em que ele busca responder duas perguntas: qual a origem psicológica da necessidade do sentimento religioso no indivíduo? O que, em cada pessoa, a torna propensa a crer num sistema irracional, indemonstrá­vel e de recusa à realidade?
O homem Moisés e a religião monoteísta, em que ele busca responder como os judeus se tornaram o que são e por que atraem para si ódio eterno?

A análise da transformação do Deus-vulcão Javé em nosso Deus é ABSURDAMENTE GENIAL.
E já que mencionei tanto religião, o "Deus não é grande – Como a religião envenena tudo" do Christopher Hitchens é fantástico. Se puder ler a versão em inglês você será deleitado não só com a mente afiadíssima do jornalista como com sua prosa DELICIOSA.
E já que estamos falando do Hitchens, seu "The Missionary Position: Mother Teresa in Theory and Practice" que explora a realidade dos trabalhos da Madre Teresa é aterrador. Impressionante como uma sádica atéia pode ter sido beatificada.
Pra não dizerem que só recomendo livros pesados, "O homem que roubou Portugal" é uma leitura que você não consegue parar, o Murray Bloom conta a história (real) do maior golpe financeiro da história da humanidade. Não vou nem dar spoiler pq é MUITO bom.
Amanhã eu volto pra continuar essa lista. Estava olhando meus livros aqui e dá pra fazer uma semana de fio só com os fantásticos.
Barões da borracha que mandam suas roupas para lavanderias em Lisboa, pirataria biológica e Henry ford ganhando um pedaço da floresta amazônica do tamanho da Bélgica para desmatar e plantar seringueiras. Como não amar o livro fordlandia? História real.
O @MaajidNawaz é um ex extremista islâmico que hoje luta para que haja uma reforma iluminista no islã. O livro conta como ele, 1 adolescente britânico comum, foi atraído para o extremismo e seu caminho para fora dele. Revelador como o pertencimento é 1 arma poderosa nesses grupos
A somali @Ayaan sofreu mutilação genital forçada, fugiu de 1 casamento arranjado e saiu de refugiada a congressista na Holanda. Hoje as palestras que faz contando sua história sofrem imensos boicotes do movimento feminista (oi?!?). Infiel é uma leitura indispensável.
Um físico americano que revolucionou a física quântica,participou do desenvolvimento da bomba atômica,TOCOU NA BATERIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA BRASILEIRA,tinha por hobby abrir os cofres com documentos secretos do projeto Manhattan.Surely You're joking é uma autobiografia deliciosa
Por falar em bomba atômica, o livro "The making of the atomic bomb" do historiador Richard Rhodes conta com uma riqueza de detalhes impressionante a história da bomba atômica, desde sua idealização até o seu uso,passando pela corrida travada entre EUA,Alemanha e Japão p fazer uma
Por falar em física, a trilogia do Stephen hawking Vai fazer você ir pegar seu cérebro no outro quarteirão.
Já se perguntou o que aconteceu antes do Big Bang? É o que o físico @LKrauss1 tenta explicar em "a universe from nothing".

Fascinantemente.
Fazendo a ponte entre a física e a biologia evolutiva, the equations of life explora os motivos pelos quais criaturas que possuem históricos evolutivos totalmente diferentes terminam adquirindo suas formas e habilidades em função da pressão seletiva das leis da física.
Nunca mais você vai olhar um ser vivo do mesmo jeito depois de ler aquele livro.
O que nos leva à teoria da evolução.

Se você for ler apenas um livro sobre o assunto, "o maior espetáculo da terra" do @RichardDawkins é insuperável. A forma com que ele expõe os motivos pelos quais a evolução das espécies é um fato é ao mesmo tempo instrutiva e poética.Nota 10
Acha "sapiens" fantástico e queria que houvesse outros livros como ele?

"Para explicar o mundo: A descoberta da ciência moderna" é o "sapiens" da história da ciência.
"O mundo da escrita: Como a literatura transformou a civilização" por sua vez é o "sapiens"da história da literatura.
Poucos livros explodiram tantas vezes a minha cabeça como sapiens.
Enquanto o Harari,como historiador,está preocupado em contar o q aconteceu com a humanidade,o biólogo Jared diamond está ocupado em explicar o PORQUÊ das coisas terem acontecido como aconteceram. Parte da pergunta: pq os europeus invadiram as Américas e não o contrário? Brilhante
Amanhã continuo o fio. Ainda vou indicar um monte de livros sensacionais.
Vasili Mitrokhin, funcionário da KGB, passou 30 anos copiando à mão documentos secretos e guardando sob as tábuas de sua casa de campo. Quando a união soviética caiu ele levou baús cheios de suas anotações para a embaixada britânica em Moscou.The sword and the shield faz o resumo
Ama livros de espionagem? The spy and the traitor é uma história real que poderia muito bem ser um romance do John le carré ou do Frederick Forsyth. Tem agentes duplos, encontros secretos, reviravoltas e uma extração hiper mirabolante. E tudo aconteceu de verdade.
1 pandemia de cegueira.1 escritor com domínio absurdo da língua portuguesa,1 narrativa que vai deixando o leitor cego junto com os personagens (a cada capítulo as pessoas são identificadas com menos adjetivos). Poder ler Saramago me leva a questionar como é que essa vida é grátis
O eixo ganhou a II guerra,as Américas foram divididas entre Alemanha e Japão. A África foi dizimada. 1 escritor (o homem do Castelo alto que dá o título ao romance) escreve um livro descrevendo como seria um mundo em que os aliados tivessem ganhado a guerra. Final+surpreende q li
Baixe uma amostra d'O estrangeiro e leia o primeiro parágrafo. É um livro em que qualquer interpretação sobre o protagonista fala mais sobre a psique de quem profere a Opinião do que sobre o personagem em si. Só vou dizer isso.
Um golpe de Estado transforma os EUA em uma versão cristã do Irã: uma teocracia fundamentalista cuja única lei é a Bíblia. Uma distopia duplamente assustadora pois não é apenas factível como é vista como uma utopia ou mesmo um objetivo por muita gente.
Mario Puzo,autor d'O poderoso chefão, acreditava que toda grande fortuna tinha origem no crime.Ele era fascinado pela família Bórgia, que ele considerava a primeira família mafiosa da Itália. Os Bórgias conta a história do papa Alexandre VI e seus filhos (sim, filhos). Excelente.
Por falar em crimes e Vaticano, god's bankers, que conta a história do banco do Vaticano desde o tempo da família Bórgia até o papa Francisco é recheado de corrupção, assassinatos, golpes e reviravoltas.
"A reinvenção do bazar" vai te fazer ver os mercados (desde a feira da esquina até às commodities, passando pelas utilities) de uma forma completamente diferente. Pelo menos foi o que fez comigo, que não sou das áreas de finanças ou economia.
Um dos poucos autores a entrar com mais de um livro nessa lista, Leonard Mlodinow escreveu dois livros fantásticos falando da influência do acaso e do inconsciente nas nossas vidas. São de ir buscar o cérebro no outro lado da rua.
O que vc faz se for ex-CTO da Microsoft,bilionário, bater uma crise de meia idade e for nerd demais para se dedicar às mulheres whisky (envelhecidas 18 a 21 anos)?Compra US$1Mi em equipamentos de laboratório e escreve um livro de culinária de 2.5K páginas, 21kg (3kg só de tinta)
Modernist cuisine não tem apenas as mais lindas fotografias da indústria de livros de culinária, tem também a mais extensa e profunda pesquisa sobre química, física, biologia e psicologia no que tange à comida que já vi na vida.
A única coisa ruim do MC é que é UM POUCO frustrante gastar quase R$5.000 em um livro de culinária em que você não vai conseguir fazer nenhuma as receitas.
Por outro lado, compreender os motivos que te levam a dar um determinado tratamento a um ingrediente abre mil portas criativas na culinária. Você deixa de copiar para passar a criar.
Como nunca tive talento natural para cozinhar, admirava muito as pessoas que cozinhavam "freestyle", ou seja, totalmente sem receitas ou medidas, usando o que estivesse disponível na dispensa.

Achava que jamais conseguiria fazer isso. Salt Fat Acid Heat mudou a minha vida.
Imaginem um livro tão fantástico que 120 anos depois de sua publicação as pessoas ainda estão discutindo se um dos personagens traiu o outro? Mais um livro em que a sua opinião sobre a situação fala mais de você do que do livro.
E se todas as estórias da ficção,tradição ou religião seguissem as mesmas linhas e arquétipos,d forma quase q monotemática e c arcos muito semelhantes.
Joseph Campbell, em "o herói das mil faces" apaga o "e se" do parágrafo anterior. Magistral. Obg @Tamarutaco por lembrar dele.
Uma carta de amor à ciência e ao método científico, uma sagaz denúncia ao obscurantismo. O mundo assombrado pelos demônios é uma leitura deliciosa.
Hoje em dia a ideia de ser proprietário de outro ser humano não passa pela cabeça de ninguém, mas há 150 anos era comum. @michaelshermer examina os mecanismos de mudança moral nas sociedades em "the moral arch". + 1 livro que mudou a forma que enxergo o mundo.
Vale ler o livro anterior junto com "the better angels of our nature" do @sapinker . Depois vocês dizem que não indico livros que dão um pouco de esperança na humanidade!
Do mesmo @michaelshermer , "why people believe weird things" é, ao mesmo tempo, divertido, esclarecedor e aterrador. Não me pergunte como pode ser os três ao mesmo tempo.
A @carolaf88 me chamou ali num fio literário e lembrei do magnum opus do escritor J.M. Coetzee.

Desonra transporta o leitor p dentro da África do Sul pós apartheid de 1 forma q pouquíssimos livros conseguem fazer com seus ambientes. Dá quase pra sentir o cheiro e ouvir os sons
O ser humano é tão genial que conseguiu convencer a areia a fazer contas. Tanenbaum levanta o capô da areia esperta e mostra com profundidade como ela funciona.

É tão complexo q o estranho não é q os computadores tenham bugs mas sim q eles façam qualquer coisa corretamente.
You can follow @cegadede.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: