Um amigo me perguntou se é possível negar a existência de algo. Ele diz que formulou isso numa discussão com um ateu, pois o ônus da prova de que Deus não existe é do ateu.

Bom, eu penso basicamente o seguinte: toda discussão respeito da "existência de Deus" é ruim e viciada.
Filosoficamente falando, e isso é um dos tópicos mais complicados, Deus não é um ente/coisa que existe como os demais. O termo "existência" é problemático. Então, não faz mesmo sentido discutir existência de Deus no mesmo nível da existência de pedras, batatas, vírus ou planetas.
O que se discute, na verdade, é a capacidade de uma fé em Deus ser racionalmente justificada. Teologicamente, "Deus" é um nome próprio e não se refere a uma entidade. A pergunta que um crente precisa responder é "quem é Deus?" e "por que devemos ter fé em Deus salvador?".
Do ponto de vista do problema da fé em Deus que se fez homem para redimir os pecados do mundo e toda sua fundamentação teológica, eu acho o livro do Karl Ranher, Curso Fundamental da Fé, uma obra indispensável.
Do ponto de vista de capacidade de oferecer uma crença racionalmente justificada, um ateu não tem de tentar provar que Deus não existe. Ele tem de mostrar que todas as razões para crer em Deus carecem de boa justificação. E pra isso indico o livro do Lorenz B. Puntel, Ser e Deus.
You can follow @franciscorazzo.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: