Tem um debate acontecendo, em parte da comunidade médica e científica, de que o Covid-19 é uma doença que ataca o sangue, os pulmões são apenas uma consequência disto. Eu tenho lido sobre isto faz alguns dias. Estava esperando confirmações de alguns amigos médicos e tive hoje.
No final destes tweets coloco o link pro artigo.
Saiu a fisiopatogenia do Covid-19
A lesão que ele provoca na hemoglobina é parecida com a do plasmódio da malária, retira o ferro da molécula _Heme_, (por isto a Cloroquina funciona). O ferro livre se deposita nos pulmões e dá as manchas em “vidro fosco".
As pessoas dessaturam precocemente porque não tem hemoglobina para carrear o O2. O sangue não consegue oxigenar mais os órgãos. É preciso evitar a quebra da hemoglobina. Explica tbm porque a lesão pulmonar é sempre bilateral, o que não ocorre na pneumonias
O artigo é só para discussão acadêmica por enquanto, mas ao que parece uma das drogas capazes de mudar o curso da doença pode ser a cloroquina mesmo. As peças se encaixam. COVID-19 é uma doença hematológica, não pulmonar. Os pulmões não são o órgão-alvo. O sangue é.
As lesões pulmonares são efeito secundário da liberação de íons de ferro com alto poder oxidativo (+3). Isso significa que temos de repensar muita coisa na terapia (além de explicar a razão dos tipos sanguíneos terem prognósticos diferentes, a ocorrência de CIVD, etc.
Esta nova abordagem pode também ajudar a explicar porque em algumas pessoas o vírus se esconde em reservatórios, como o HIV, e depois volta a atacar. Cada vez isto parece menos com uma gripe. O PCC Chinês cada vez tem mais o que explicar ao mundo.
Eu recebi as primeiras menções a está abordagem há uns dias atrás. Podia ter publicado imediatamente, mas enviei pra vários médicos na linha de frente pedindo a comprovação. Todos me disseram que a informação procede. Quero ver quanto tempo a OMS vai levar pra falar sobre isto.
You can follow @fernandabarth.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: